terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Pai de menina morta por PMs presta depoimento hoje. Policiais são indiciados por homicídio doloso

Pai de menina morta por PMs presta depoimento hoje. Policiais são indiciados por homicídio doloso

Inquérito deve ser entregue ao Judiciário na sexta

O cantor Evandro da Silva Costa, de 31 anos, prestará depoimento a polícia nesta terça-feira (02/01) sobre o assassinato da filha, Emíle Caetano da Costa. A menina foi morta durante uma abordagem policial na Avenida João XXIII na madrugada de terça-feira (26/12).
Evandro Costa (Foto: Reprodução Facebook)
Evandro Costa (Foto: Reprodução Facebook)
Evandro estava desde a madrugada do dia 26 de dezembro de 2017 internado no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e recebeu alta na noite de domingo (31). Ele deixou o hospital com uma bala alojada no crânio, próximo ao ouvido e perdeu parte da audição.
De acordo com o delegado Francisco Costa, o Barêtta, coordenador da Delegacia de Homicídios, Evandro Costa prestará depoimento no período da tarde e hoje pela manhã a esposa Daiane Caetano compareceu a delegacia para levar documentos das crianças que também foram vítimas da abordagem mal sucedida do soldado Aldo Luís Barbosa Dornel e do cabo Francisco Venicio Alves, indiciados por homicídio doloso e fraude processual.
Delegado Baretta (Foto: Reprodução internet)
Delegado Baretta (Foto: Reprodução internet)
“Daiane esteve aqui acompanhada do Conselho Tutelar e de uma representante no Piauí  do Comitê de Combate à Tortura e Rede Latino Americano e Caribenha pelos Direitos da Criança e Adolescente para trazer uma documentação necessária que possa anexar ao inquérito policial”, explica o delegado.
A Delegacia de Homicídios tem o prazo de dez dias para a conclusão do inquérito. O caso seguiu para o DP no dia 26 de dezembro, sendo que a delegacia tem até o sábado (06/01) para que o inquérito policial seja concluído.
“Estamos em fase final de concluir o inquérito. Iremos colher o depoimento do Evandro hoje a tarde e solicitaremos o exame  de corpo delito dele. A nossa previsão é que o inquérito possa ser entregue ao Poder Judiciário na sexta-feira”, ressalta.
Entenda o caso
Emíle Caetano da Costa foi morta durante uma abordagem policial na Avenida João XXIII, zona leste de Teresina, na madrugada de terça-feira (26/12). A menina, de apenas nove anos, chegou a ser socorrida, mas faleceu pouco tempo depois.
Os pais da criança Evandro da Silva Costa e Daiane Caetano também foram atingidos de raspão. De acordo com a coronel Elza Rodrigues, a viatura da Polícia Militar recebeu uma denúncia de que uma dupla em um veículo Renault modelo Clio havia praticado um assalto.
“A viatura estava em rondas na avenida quando recebeu a denúncia e viu o veículo suspeito, deu ordem de parar e o mesmo aumentou a velocidade. Com isso, os policiais efetuaram disparos contra o carro e acabou atingindo os ocupantes”, disse a coronel.
Emíle Caetano da Costa teve a costela e o tórax perfurados pelos disparos de arma de fogo. A menina faleceu no Hospital de Urgências de Teresina (HUT), às 05h45min. Daiane Caetano foi socorrida e já recebeu alta. O pai da criança Evandro da Silva Costa segue em observação no HUT.
Os policiais envolvidos foram autuados e encaminhados para o presídio militar
Conduta
O soldado Dornel entrou para a PM através de liminar do TJ, depois de ser reprovado no teste psicológico. Ele já responde outro processo administrativo por ter atirado em uma pessoa desarmada durante outra abordagem policial.

fonte www.portalaz.com.br