terça-feira, 14 de agosto de 2018

Médicos e pacientes estão apavorados com assaltos em postos de saúde

Médicos e pacientes estão apavorados com assaltos em postos de saúde

Nesta segunda-feira (13), uma unidade foi alvo da ação dos criminosos

O número de reclamações feitas pela população de Teresina em relação à grande quantidade de assaltos que estão acontecendo em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) tem aumentado significativamente. Ainda nesta terça-feira (13), aconteceu um arrastão na UBS Karla Ivana, bairro Matadouro. Na ocasião, crianças estavam no local e o carro do coordenador da UBS foi levado pelos assaltantes.
A população e os que trabalham nesses locais reclamam da falta de segurança e monitoramento nos postos de saúde. Há relatos de que a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e a Prefeitura Municipa de Teresina (PMT) nada fazem contra os assaltos que acontecem.
UBS Vila Bandeirante também teria sido alvo da ação de bandidos (Foto: Renato Bezerra)
Segundo relatos, disparos de arma de fogo foram efetuados durante o assalto que aconteceu na tarde desta terça-feira (13), a UBS Karla Ivana, localizada na zona Norte da cidade. O coordenador do local relata que não está bem psicologicamente e encontra-se arrasado.
“Eu não estou bem porque a situação não é fácil. Os caras ainda tentaram atirar. É uma situação trise. Eu estou arrasado. O carro eu sei que vão encontrar, com fé em Deus, meus documentos e meu dinheiro, mas uma coisa que não vão conseguir me dar de volta é a dignidade, por conta da humilhação que passei”, relata o coordenador do local.
Segundo denúncia ao Portal AZ, cerca de 12 UBSs já foram alvos de assaltos e arrastões em toda a cidade. A FMS não confirmou esse dado. 

FMS diz que já solicitou a presença de mais policiais nas áreas das UBS's 

Ao Portal AZ, A FMS informou que a questão da segurança pública é de responsabilidade do Governo do Estado. Segundo o órgão, um agente de portaria é disponibilizado em cada UBS da cidade, porém esses não são autorizados a utilizar armas de fogo. A fundação ressalta também que a orientação nesses casos é de que não se reaja aos assaltos.
Fundação Municipal de Saúde (Foto: divulgação)
Segundo o órgão, já foi informado a quantidade de assaltos para a Secretária de Segurança Pública e à Policia Militar, solicitando assim mais rondas nas áreas das UBSs.
A FMS informou também que toda a assistência, como suporte psicológico, comunicação às autoridades competentes, Boletins de Ocorrência e outras medidas cabíveis ao órgão, são prestadas às pessoas assaltadas. 

fonte www.portalaz.com.br