sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Mulheres rurais participam de debate sobre violência de gênero

Mulheres rurais participam de debate sobre violência de gênero

Palestra

Promotora de Justiça, Amparo Paz, em palestra realizada para mulheres rurais

A promotora de justiça Amparo Paz, da 10ª Promotoria de Justiça – integrante do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica (NUPEVID) –, participou, nessa quinta-feira (10), do I Encontro do Comitê de Políticas Públicas para Mulheres Rurais do Piauí, promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR).

Com o objetivo de promover o empoderamento das mulheres rurais, o evento trouxe discussões a respeito dos direitos das mulheres e a criação e implementação de políticas voltadas para a redução dos índices de violência. “A mulher que está no campo sofrendo uma violência não está sendo vista. O problema não é apontado e, então, ela sofre duplamente, porque não existe o enfrentamento a esta violência”, afirmou Lúcia Araújo, uma das coordenadoras do evento.

Convidada para falar sobre os 12 anos da Lei Maria da Penha, a promotora Amparo Paz apresentou dados da violência contra a mulher no Brasil e no Piauí, detalhando as condutas previstas na legislação voltadas para o enfrentamento à violência.
PALESTRA

“Em decorrência da falta de estrutura adequada para a implementação dos dispositivos da Lei Maria da Penha no interior do Estado, as mulheres rurais estão mais vulneráveis e invisibilizadas quando sofrem violência de gênero. Por isso, é importante incluí-las nesse debate, a fim de que conheçam seus direitos e possamos, juntas, reivindicar mais atenção por parte dos órgãos públicos responsáveis. O silêncio e ciclo de violência precisam ser rompidos em todos os ambientes”, destacou Amparo Paz.

PALESTRA

fonte

www.mppi.mp.br


Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI