quinta-feira, 25 de abril de 2019

Mais de 500 carros foram roubados em Teresina no 1° bimestre de 2019

Mais de 500 carros foram roubados em Teresina no 1° bimestre de 2019


Nos dois primeiros meses de 2019 foram registrados 506 roubos de veículos em Teresina, um crescimento de 15,79% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 436 veículos haviam sido roubados. Os dados são do relatório de estatísticas criminais da Secretaria de Segurança Pública do Piauí. O maior número de roubos aconteceu em janeiro, fechando um total de 257. Em fevereiro foram registradas 249 ocorrências.
Apesar do número de roubos superar 500 veículos, o que dá uma média de oito ocorrências por dia, entre janeiro e fevereiro deste ano houve uma redução de 3% neste tipo de crime.
De acordo com a Delegacia de Polícia Interestadual (Polinter), o trabalho de fiscalização e de inteligência tem sido fortalecido desde 2017, o que tem se refletido nos números. “Normal nunca está, mas a gente trabalha para reduzir”, afirmou o delegado Everton Férrer, coordenador da Polinter.
Segundo a Polinter, no primeiro trimestre de 2019, chega a 62 o número de mandados de prisão envolvendo roubos de veículos. O dado já é maior que a metade registrada no ano passado, quando 117 mandados foram expedidos. Ainda de acordo com a Polinter, o índice de recuperação de veículos é de 73%. Um balanço completo da Segurança estadual deverá ser divulgado na próxima semana.
Ação preventiva
Para o delegado da Polinter, a ação integrada com a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) tem sido importante para o combate ao crime envolvendo veículos. Segundo ele, o roubo de um carro, por exemplo, precede outros crimes, como assaltos. “Em sua maioria os veículos são roubados para outras práticas criminosas”, pontuou.
A prevenção através do desmonte do comércio criminoso é uma das saídas. “Só pegar quem rouba não adianta, temos que quebrar a cadeia que envolve os receptadores, desmontadores e adulteradores, por exemplo”, informou Ferrer.
Foto: Divulgação Polinter
Cuidados
Cuidados básicos como a atenção na entrada e na saída de casa, do trabalho e de pontos comerciais são importantes. De acordo com a Polinter, 90% dos casos de roubos de veículos se dão nessas situações quando o condutor é obrigado a parar ou reduzir a velocidade.
“Estacionar em locais fechados, com movimentações de pessoas. Sabemos que isso não inibe mas dificulta a prática criminosa. O criminoso procura uma situação de fragilidade”, alertou o delegado.

fonte cidadeverde.com