quarta-feira, 28 de agosto de 2019

MPPI participa da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla da APAE/PIRIPIRI

MPPI participa da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla da APAE/PIRIPIRI

Pessoas reunidas numa mesa de honra

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

O Ministério Público do Estado do Piauí(MPPI), por meio da promotora de Justiça Flávia Gomes Cordeiro, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC), realizou nesta quarta-feira(28), em Piripiri, a palestra "Inclusão escolar da pessoa com deficiência: direitos na prática", como parte da programação da “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla” da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) da cidade.
Com o tema: "Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas", a "Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla” reafirma no contexto desse Movimento, a importância da participação da família, em todos os processos de vida de seus filhos. Seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, e demais projetos.
As ações realizadas durante a campanha visam conscientizar a sociedade sobre o trabalho realizado pelas Apaes, promover a inclusão social das pessoas com deficiência e combater o preconceito e a discriminação.
A APAE de Piripiri organizou algumas atividades para a Semana. Entre elas, o Seminário Educação Eficiente. Por meio da palestra: "Inclusão escolar da pessoa com deficiência: direitos na prática", Flávia Gomes apresentou informações sobre a evolução histórica da concepção da educação especial na perspectiva da educação inclusiva. O evento contou também com apresentações de danças realizadas pelos alunos da Associação.
Pessoas de mãos dadas durante apresentação musical
 Apresentação cultural dos alunos da Apae

“Recebi o convite da APAE para ministrar esta palestra para professores, pais, profissionais que trabalham na instituição e pessoas com os mais diversos tipos de deficiência. Considero a semana um momento importante para refletirmos sobre a pessoa com deficiência, sobre seus direitos e sobre sua inclusão na sociedade. Neste contexto, o Ministério Público também tem realizado seu papel”, destacou a promotora de Justiça, Flávia Gomes.

Mulher falando para público diante de plateia
 Promotora de Justiça Flávia Gomes Cordeiro
 Pessoas lendo cartilha
O público do evento recebeu cartilhas elaboradas pelo MPPI a respeito da educação inclusiva e dos direitos humanos.
Visita
Pessoas observando espaço
 Equipe do MPPI visita Apae de Piripiri

Acompanhada das servidoras ministeriais Liana Carvalho e Layla Catarina, a coordenadora do Caodec, Flávia Gomes, visitou a sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Piripiri. A presidente da instituição Maristela Lima apresentou o espaço para a equipe do MPPI.
“É visível que a Associação abraça e desenvolve com muito comprometimento a missão de promover e articular ações de defesa dos direitos da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. A instituição acompanha pacientes em habilitação e reabilitação no desenvolvimento neuropsicomotor, orienta e presta serviços de apoio aos familiares do público atendido pelo local. Os alunos matriculados na rede regular de ensino de Piripiri, que necessitam de atendimento educacional especializado, encontram na Apae um local para desenvolvimento de suas potencialidades no contraturno escolar. São iniciativas como essa que colaboram para que tenhamos uma sociedade justa e igualitária”, ressaltou Flávia Gomes.

Mulher falando para público diante de plateia

 Semana Nacional
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece de 21 a 28 de agosto. Instituída em 1964 com o nome de Semana Nacional da Criança Excepcional, ela foi pensada para elucidar a condição dessas pessoas de forma a contribuir para a desconstrução de preconceitos e para divulgar quais são suas necessidades, cada uma com sua excepcionalidade. Além disso, permite uma maior sensibilização e conscientização da população brasileira e dos governos em favor da busca pela garantia de direitos da pessoa com deficiência, e de sua inserção efetiva nos contextos social, cultural, educacional e político do cenário nacional.
Em 2017, foi aprovada a Lei 13.585 que instituiu oficialmente a data no calendário da União. De acordo com a legislação, a semana deve ser realizada de 21 a 28 de agosto de cada ano.

fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI