segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Após comentário na internet, jovem diz ter sido ameaçado por Guarda Municipal

Após comentário na internet, jovem diz ter sido ameaçado por Guarda Municipal

Em um áudio de WhatsApp obtido pelo Portal O Dia, ele relata a abordagem e se diz vítima de preconceito.


Um jovem de 20 anos que pediu para não ter o nome revelado, denunciou ter sido constrangido e ameaçado por agentes da Guarda Civil Municipal de Teresina (GCM) quando jogava futebol na tarde do domingo (27), no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Vieira Toranga, localizado no bairro Santa Maria da Copidi, na zona Norte de Teresina.
A abordagem truculenta teria acontecido após o jovem ter usado as suas redes sociais para comentar uma publicação no Instagram da Associação Teresinense de Skate (ATS), em que a entidade denunciava a ação de guardas civis municipais durante uma abordagem ao skatista John Brannd, no Terminal de Integração do Itararé, no bairro Dirceu, em setembro deste ano. 
De acordo com a denúncia feita pelo jovem, agentes da GCM, ainda não identificados, teriam o abordado com uma arma de fogo e lhe mostrado imagens dos seus comentários feitos na rede social. Em seguida, os guardas disseram que ele teria que fazer um vídeo pedindo desculpa a toda Corporação. Em um áudio de WhatsApp obtido pelo Portal O Dia, ele relata a abordagem e se diz vítima de preconceito.
“Ele (Guarda) chegou em mim mostrando o celular já com o meu perfil tipo sabendo onde eu morava e fazendo ameaças. Eu faço parte desse movimento dos skates, faço grafite também e já sofri muito com essas ideias de pegar enquadro e eles quererem oprimir a gente porque eles têm uma armaentendeu? E isso aí não é bom não”, disse.
O que diz a Guarda Civil Municipal 
Procurada pelo O DIA, a Guarda Civil Municipal de Teresina (GCM) disse que não foi informada da denúncia e que vai apurar a conduta dos agentes que fizeram o plantão no Centro de Esportes Unificado (CEU) no domingo. A entidade informou ainda que preza pela ordem e segurança da sociedade em locais públicos.
Guarda Municipal faz patrulhamento em parque de Teresina. Foto ilustrativa: Arquivo O Dia.
“Ainda não recebemos essa denúncia, mas gostaríamos de informar que não concordamos com nenhum tipo de violência, truculência ou abuso de autoridade. Nós prezamos pela ordem e segurança da sociedade. Além disso, tudo que acontece na Guarda Municipal temos corregedoria para apurar o caso”, disse o comandante da Guarda Municipal, capitão Monteiro.
O comandante finaliza acrescentando que o papel da Guarda Civil Municipal é servir de forma amiga a sociedade no sentido de aproximar às pessoas a instituição e sempre prestar um bom serviço à população.

fonte www.portalodia.com