Unificação das secretarias em Piripiri: um trabalho feito em equipe para atender à população
Localizada ao norte do Estado do Piauí, a cidade de Piripiri tem uma população de mais de 60.000 pessoas e agora vai poder contar com o trabalho das secretarias unificadas, projeto do MPPI que está sendo levado aos municípios como forma de melhorar o atendimento à população, dando mais celeridade ao ofício do Ministério Público.
Esse trabalho de unificação aumentará a eficiência das Promotorias de Justiça, pois haverá padronização de rotinas para, assim, ser otimizado o trabalho. No evento que aconteceu na última sexta-feira (27), estiveram presentes membros e servidores das Promotorias de Piripiri para participação nos treinamentos. Segundo a Chefe de Gabinete da PGJ, Cléia Fernandes, esse é um momento de grande importância para todos que compõem as secretarias. “É preciso unir esforços de todos e entender o resultado que essa unificação trará, não só ao trabalho desenvolvido pelos servidores e promotores, mas de como isso se refletirá para a população de Piripiri”, afirma a Chefe de Gabinete.
A iniciativa foi aprovada com louvor pelo Promotor de Justiça coordenador da sede de Piripiri, Silvano Carvalho. “Com certeza é um avanço para a otimização do serviço. Tira dos gabinetes dos promotores os atos mecânicos e nos permite trabalhar com despachos, decisões, gestão de conhecimento de fato. O impacto da implantação das secretarias é padronizar e otimizar o trabalho", declarou.
Para o Promotor de Justiça Rodrigo Ropi, a unificação é uma forma interessante e econômica de otimizar os recursos de que o Ministério Público dispõe. “Temos uma população valiosa que precisa do melhor atendimento e vamos tentar prestar um serviço de qualidade, mesmo com uma quantidade pequena de servidores. A secretaria vai funcionar como uma fábrica de carro, uma produção em massa. No lugar de ter um servidor em cada Promotoria expedindo um ofício, por exemplo, um servidor apenas vai expedir o oficio para todas as Promotorias, então vai otimizar o serviço e especializar o indivíduo em uma atividade específica, assim como funciona no Judiciário”.
Após dois meses da implantação, haverá uma reunião de monitoramento para acompanhar o andamento do processo.
fonte www.mppi.mp.br
Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI