sexta-feira, 1 de novembro de 2019

MPPI e órgãos parceiros promovem dia de cidadania para moradores de Barras

MPPI e órgãos parceiros promovem dia de cidadania para moradores de Barras

Pessoas de pé sorrindo

No âmbito do projeto "No Alvo Contra as Drogas" o Ministério Público do Piauí, por meio das Promotorias de Justiça de Barras, promoveu na manhã dessa terça-feira, 31, o "Dia de Cidadania" no bairro Vila França em Barras. Foram ofertados diversos serviços como expedição de 400 cédulas de identidade, DNA, assistência jurídica, palestras de prevenção ao uso de drogas, palestra sobre direitos do consumidor, corte de cabelo, serviço de estética feminina, serviços odontológicos, medição de pressão arterial e teste de glicemia e atividades recreativas para crianças.

Para tanto, a 1ª Promotoria de Justiça de Barras articulou parceria com a Defensoria Pública do Estado (DPE-PI), Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), Secretaria de Assistência Social de Barras, Instituto de Identificação e Polícia Militar.

Pessoas de pé sorrindo
Pessoas sentadas assistindo palestra

O bairro foi escolhido com base em estudos estatísticos da Secretaria de Segurança Pública os quais demonstraram altos índices de criminalidade violenta na comunidade os quais estão sendo tratados com medidas repressivas e também de prevenção como ações de cidadania conforme relatado pelo Promotor de Justiça Silas Sereno Lopes.


As ações tiveram a participação de todos servidores das Promotorias de Justiça de Barras e do promotor de Justiça Glécio Paulino Setúbal. Os próximos dados estatísticos serão comparados ao período anterior ao incremento do projeto para aferição dos resultados.

Pessoas sentadas enquanto emitem documentos
Pessoas sendo atendidas pelo dentista
  
Projeto "No Alvo Contra o Tráfico"
O “No Alvo” é um dos nove projetos que integram o Plano Geral de Atuação Finalística do Ministério Público do Piauí para o biênio 2018|2019. Coordenado pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais (CAOCRIM), a iniciativa já é desenvolvida nos municípios de Altos, União, Uruçuí, Floriano, Campo Maior e Esperantina.

Na primeira etapa é feito um levantamento estatístico junto com a Polícia Civil para identificar nos municípios com mais de 30 mil habitantes as regiões com os maiores índices de crimes decorrentes do tráfico de drogas. Em seguida, os dados são apresentados aos promotores de Justiça e proposta a adesão ao projeto e assim promovam ações visando prevenir e combater o tráfico e os crimes decorrentes deste, como roubos, furtos, homicídios, entre outros.

Pessoas de pé sorrindo

fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI