O presidiário Roni Mendes da Silva, de 29 anos, foi executado a tiros de arma de fogo, na tarde de domingo (31/05), na rodovia BR- 407, nas proximidades da estrada vicinal que dá acesso ao povoado Angical dos Magos, cerca de 17 km do centro de Jaicós, no Sul do Piauí.
Roni Mendes da Silva viajava no banco do carona de uma motocicleta que era conduzida por seu cunhado. Eles haviam saído da zona rural e trafegavam em direção ao centro da cidade de Jaicós, quando subiam em uma ladeira em baixa velocidade, um carro se aproximou e um dos ocupantes efetuou disparos de arma de fogo.
A bala ultrapassou uma mochila que Roni Mendes transportava. Ele foi atingido pelas costas e caiu da motocicleta e teve morte imediata. O cunhado de Roni Mendes abandonou a motocicleta no acostamento e fugiu pela mata.
Segundo informações, o carro de onde partiram os disparos ainda parou junto ao corpo, uma pessoa desceu, se aproximou, depois entrou no carro e seguiu viagem.
A mãe de Roni Mendes informou que ele e o cunhado seguiam para Picos, com destino à rodoviária, onde o filho iria embarcar em um ônibus na noite de domingo para a Teresina.
Ele estava em liberdade temporária, após ter sido beneficiado por uma decisão da Justiça do Piauí de liberar presos que estão no regime semiaberto para cumprirem pena em regime domiciliar, devido ao risco de contraírem o novo coronavírus nas prisões.
Roni Mendes estava em liberdade temporária desde o dia 16 de abril.