terça-feira, 12 de maio de 2020

MPPI realiza reunião com superintendente da Fadex para diálogo sobre o Hospital de Campanha no Ginásio Verdão

print de tela

O Ministério Público do Piauí tem acompanhado todas as ações estaduais e municipais que dizem respeito ao enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Piauí. Na manhã desta terça-feira, 12, membros do MPPI que atuam nas áreas de saúde e de probidade administrativa estiveram em reunião com o superintendente da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), professor Samuel Pontes do Nascimento, para tratar do hospital de campanha que está sendo instalado no Ginásio Verdão.
 
A Fadex é uma instituição de apoio a programas e projetos culturais, de pesquisa, ensino, extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e do Instituto Federal do Piauí (IFPI). Ela ficará responsável pela gestão administrativa e financeira do hospital de campanha. 
 
De acordo com o superintendente, a Fundação assumiu a responsabilidade de auxiliar a execução desse projeto, que iniciará após recebimento do recurso financeiro, através da Sesapi, estimado em até R$ 25 milhões. A partir desse momento, será realizado processo seletivo para contratação de funcionários temporários, compra de insumos e atendimento a outras demandas necessárias para estruturação do hospital de campanha. 
 
O valor de R$ 25 milhões é estimado para o funcionamento do hospital por 120 dias com todos os 90 leitos de observação e 13 leitos de estabilização em funcionamento. “Foi definido um modelo de gestão através de estudos feitos por professores da Universidade Federal do Piauí. Fizemos, então, um acordo de parceria entre UFPI e SESAPI, em que a Fadex vai atuar auxiliar o projeto”, aborda Samuel Pontes.
 
 
 print tela 2
 
 
A coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde, Cláudia Seabra, questionou sobre o prazo para início do funcionamento do hospital, que estava previsto para a segunda quinzena de maio; porém, ainda não há uma data confirmada.
 
O promotor de Justiça Eny Marcos Pontes indagou o superintendente sobre a estrutura física do Verdão, em que foi constatada, durante inspeção do Ministério Público, a existência de pendências quanto à melhorias para que esteja preparado para montagem do hospital de campanha. “Nós estamos acompanhando todo o trabalho feito pelo governo e prefeitura. Estamos analisando os contratos e a estruturação desses hospitais e queremos assistir todo o desenvolvimento, que deve ser rápido, pois já estamos no pico da doença no nosso Estado. Durante inspeção no Ginásio Verdão, junto ao Conselho Regional de Medicina e Conselho Regional de enfermagem, constatamos irregularidades que precisam ser solucionadas”, afirma o promotor.
 
A Fadex, através do seu superintendente, vai encaminhar ao Ministério Público o Acordo de Parceria firmado com a Sesapi e dará ciência de todo o processo.

fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI