A jovem de 12 anos, Isabelle Maria Alexandre de Oliveira, conseguiu fazer história no Campeonato Brasileiro de Canoagem de Velocidade e Paracanoagem realizado no início deste mês, na cidade de Cascavel, no Paraná, sendo a primeira mulher e primeira medalhista em uma competição nacional de canoagem. Na competição, outro piauiense fez história por seu feito. Pedro Augusto Rezende, de 13 anos, se tornou o primeiro representante do Piauí a participar de uma competição oficial de canoagem.

Os dois jovens fazem parte do Projeto Iporanga, o qual foi idealizado e iniciado pelo Ministério Público do Estado do Piauí, através da 2ª promotoria de Justiça de José de Freitas. Referido projeto, nascido em 2018, visa promover o incentivo ao esporte para jovens do interior do Piauí, e por conta da Pandemia foi suspenso. Mas, retornou em 2021 e firmou parceria com a Prefeitura de José de Freitas. Graças a essa associação junto à Prefeitura do município, conseguiu-se o custeio para o campeonato. Nesse ano, foi a primeira vez que o Piauí levou uma delegação para o campeonato nacional.

Isabelle de Oliveira conquistou a medalha de bronze e foi reconhecida pelo Campeão Olímpico Isaquias Queiroz por seu talento. A medalhista contou que se sente extremamente orgulhosa e grata por ser a primeira menina piauiense a conquistar uma medalha. Ressaltou ainda, a importância do projeto em sua vida.

“Agradeço a oportunidade, porque eu não teria chegado até aqui se não fosse o Iporanga, a todos daqui que me ajudaram muito, emprestaram a canoa, o remo, apoiaram, e também queria agradecer a todo mundo que me apoiou e acreditou em mim. É muito gratificante representar o nosso Piauí, então eu estou muito, muito feliz”, disse.

Pedro Augusto e Isabelle de Oliveira ao lado do Campeão Olímpico, Isaquias Queiroz

O promotor de Justiça titular da 2º promotoria de José de Freitas Flávio Teixeira, idealizador do projeto, conta que sempre gostou de água e quando se mudou para o município, no ano de 2012, conheceu a barragem do Bezerro. Ao trabalhar com crianças e adolescentes, percebeu que poderia desenvolver um projeto que utilizasse a barragem em prol dos jovens.

“Conseguimos adquirir três canoas e, após curso de formação ministrado pelo primeiro treinador do Campeão Olímpico Isaquias Queiroz, contratamos um professor formado nesse curso para ministrar as aulas. Fundou-se, então, a Iporanga Associação Escola de Canoagem de José de Freitas. Hoje a escola tem oito canoas e quarenta alunos e muitos na fila de espera”, destacou o promotor. Além disso, o titular conta que são ministradas palestras de formação cidadã com temáticas diversas, dentre elas: origem da escola, lixo doméstico, compostagem e depressão.