O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, comentou na tarde desta quinta-feira (24), sobre a greve dos motoristas e cobradores do sistema de transporte público da capital que completa hoje o quarto dia.
O gestor afirmou que a prefeitura está aberta ao diálogo com empresários e trabalhadores, e disse ainda que está pagando o acordo firmado com empresas de transporte em outubro do ano passado.
"Estamos abertos ao diálogo. Já estamos pagando o que acordamos em outubro, novembro, com os empresários, eles é que não estão cumprindo", declarou.
Questionado se a greve é culpa dos empresários, o prefeito respondeu: 100%.
A greve
Na segunda-feira (21), Teresina amanheceu sem ônibus, após motoristas e cobradores iniciarem uma nova greve no sistema de transporte público por tempo indeterminado. A categoria continua reivindicando que os empresários assinem a convenção coletiva, que está há três anos sem ser firmada, com reposição salarial e o retorno de benefícios como o plano de saúde e tíquete de alimentação.
Ainda na segunda-feira, a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Liana Chaib, determinou 80% da frota de ônibus circule nos horários de pico durante a greve.
Nessa quarta, durante manifestação, o presidente do Sintetro disse que "todos os motoristas estão em greve. A gente ordem da desembargadora que teria que rodar 80% com multa diária ao sindicato, mas a gente não pode obrigar o trabalhador a ir trabalhar sem receber".
Ainda ontem, o Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região promoveu uma reunião entre o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro) e Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) para tratar sobre as reivindicações dos trabalhadores. Contudo, as categorias não chegaram a um acordo e a greve continua.
fonte www.portalr10.com