Após manifestação do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio do promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa, a Polícia Civil do Piauí deflagrou nesse domingo (16) a Operação Último Raio de Sol para desarticulação de centro logístico de armazenamento e distribuição de entorpecentes em Picos, no sul do Estado.
A equipe da PC-PI produziu documentos indicando a atividade criminosa, com representação de mandado de busca e apreensão domiciliar. Diante da urgência da medida, uma vez que os objetos do crime poderiam vir a ser descartados a qualquer momento, pondo em risco relevante material probatório, o MP se manifestou favorável ao pleito, que foi deferido pelo juiz Fabrício Paulo Cysne de Novaes.
O promotor de Justiça explica que responde por Paulistana e, durante o fim de semana, estava designado para atuar no plantão da regional de Picos. “O delegado de Polícia Agenor Júnior entrou em contato comigo sobre essa situação e pleiteou busca e apreensão no local. Então, nos manifestamos favoravelmente, sobrevindo decisão do juiz”, disse o representante do MPPI.
A organização criminosa era responsável pelo fornecimento de drogas a toda a região de Picos e também municípios de outros estados.
Conforme a Polícia Civil, a atuação policial foi desenvolvida pela Delegacia de Combate às Facções Criminosas, Homicídios e Tráfico de Drogas de Picos (DFHT), por meio da equipe de investigação da Gerência de Inteligência da Polícia Civil (GIPC) e Núcleo de Operações com Cães (NOC), e coordenada pelos delegados de Polícia Agenor Júnior e Alexandre de Alcantara, de acordo com diretrizes da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Delegacia Geral de Polícia Civil no combate às organizações criminosas em atuação no Estado do Piauí.
Prisão e apreensão
Segundo a PC-PI, a operação resultou na prisão em flagrante de um homem identificado pelas iniciais R.S.P., no momento em que acessava o imóvel alvo da decisão judicial, portando as chaves do apartamento e facilitando o acesso da equipe para cumprimento do mandado de busca.
No local, foram apreendidos 47 tabletes de maconha skunk, cinco tabletes de crack, seis tabletes de cocaína, um aparelho celular, uma balança de grande porte e uma balança de pequeno porte.
Um segundo homem ainda não identificado, que compareceu ao local conduzindo a motocicleta com R. S. P., conseguiu se evadir do local em alta velocidade.
Já uma mulher identificada pelas iniciais A.F.S.B. como sendo diretamente responsável pelo imóvel, residindo no local com seus filhos e exercendo a atividade criminosa na presença deles.
fonte www.mppi.mp.br
Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI