A procissão teve início às 15h na igreja Catedral de Nossa Senhora das Dores, na praça Saraiva, onde aconteceu a benção das Sanfônas e seguiu o percurso da rua Simplício Mendes e teve o encerramento com música ao vivo em frente ao Museu do Piauí.
Esse ano a procissão das sanfonas é uma homenagem aos 34 anos de saudade a Luiz Gonzaga, além de celebrar o Centenário de Carmélia Alvez.
“A sanfona é um símbolo do Nordeste. Essa festividade, com o apoio da Fundação Municipal de Cultura, abrilhanta ainda mais o mês de aniversário de Teresina, além de homenagear um dos maiores nomes da música brasileira, que é Luís Gonzaga”, destacou o prefeito Dr. Pessoa.
A Sanfoneira Écore Nascimento comentou que a procissão é um momento lindo onde vários artistas locais se encontram, ao som da sanfona entre ouros instrumentos que remetem o forró.
“Todos os anos dezenas de pessoas acompanham a procissão e se entregam ao som dos instrumentos que lembram o velho forró de Luíz Gonzaga e Carmélia Alvez. Aqui, vários artistas se reúnem ao som da sanfona, do triângulo e da Zabumba”, enfatizou .
O evento que é uma realização da Colônia Gonzaguinha do Piauí e teve o apoio da Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura (FMC) que ofereceu estrutura de apoio físico, como carros de som, banheiros, palco e iluminação.
“A pedido do prefeito colocamos a procissão das sanfonas no calendário oficial de aniversário de Teresina. Oferecemos a estrutura necessária para que o evento ficasse ainda mais bonito e mostramos que a cultura do Nordeste será sempre valorizada na gestão do Dr. Pessoa”, concluiu Neto do Angelim, presidente da FMC.