O Ministério Público do Piauí (MPPI) por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) e com o apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), vai realizar no dia 27 de fevereiro, às 9h, no auditório da Sede Leste do MPPI em Teresina, a instalação do Fórum Piauiense de Combate ao Mau Uso dos Agrotóxicos, no âmbito do Projeto “Agrotóxico Legal”, desenvolvido pelo MPPI.

O evento vai contar com a presença do presidente do Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos, o Subprocurador-Geral do Ministério Público do Trabalho, Pedro Serafim, e da Diretora da Vigilância Sanitária do Estado do Piauí (DIVISA-PI), Tatiana Chaves, que fará uma palestra sobre “Agrotóxicos: possíveis danos à saúde humana e a importância das medidas preventivas”.

No dia seguinte (28), acontecerá na cidade de Uruçuí, a primeira reunião do Fórum, com início às 14h no auditório do campus do Instituto Federal do do Piauí (IFPI). O momento vai contar com palestra da promotora Áurea Madruga com o tema “Crimes Ambientais na nova lei de Agrotóxicos” e do coordenador do controle de agrotóxicos da Agência de Defesa Agropecuária do Estado, Olavo Vieira, que vai falar sobre “As Ações da ADAPI no Controle de Agrotóxicos do Estado do Piauí”.


O Fórum tem como objetivo geral proporcionar, em âmbito estadual, o debate das questões relacionadas aos agrotóxicos e produtos afins, que resulte em ações concretas de tutela à saúde do trabalhador, do consumidor e do meio ambiente levando em consideração os males causados por tais produtos, numa perspectiva de desenvolvimento sustentável.

Segundo a coordenadora do CAOMA, promotora Áurea Madruga, o Piauí é um dos únicos estados do país que ainda não instituiu um Fórum de Combate ao mal uso dos Agrotóxicos : “Vamos fazer a instalação do Fórum com a presença do presidente nacional da instituição e também vamos lançar um manual de atuação para os membros do Ministério Público do Piauí”, esclareceu a promotora.

Inscrições:

https://bit.ly/mppi-forum