O Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID) e o Núcleo de Atendimento às vítimas de crimes (NAVI) do Ministério Público do Estado do Piauí , junto à Polícia Militar do estado, realizaram o 3º Curso de Capacitação ao Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar, no Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), na quinta-feira (18). O curso foi direcionado a policiais militares integrantes da Patrulha Maria da Penha no estado.
Na ocasião, a coordenadora do NUPEVID e do NAVI, promotora de Justiça Amparo Paz ministrou a palestra “Medidas Protetivas de Urgência: Considerações na Aplicação na Lei Maria da Penha no Âmbito do Ministério Público Integrado à Patrulha Maria da Penha”.
Cerca de 100 policiais recém convocados participaram da tarde de formação, na qual foram tratadas medidas essenciais e ferramentas utilizadas para o melhor atendimento às vítimas de violência doméstica.
Uma das participantes, a major Leucijane de Vasconcelos vê grande importância em treinamentos como esse para melhorar o trabalho dos policiais militares. “Os ensinamentos que a gente teve hoje nos proporcionam mais conhecimentos e uma melhor atuação no trabalho em defesa da mulher vítima de violência. A gente sabe que ainda é um processo lento, mas essas capacitações, a presença de promotores de Justiça, dos defensores Públicos, das pessoas que trabalham nos núcleos em prevenção da violência contra a mulher, trazem uma gama de informações que facilitam o nosso trabalho”, completou a major.
Para a promotora de Justiça Amparo Paz, o conhecimento é a melhor ferramenta no combate à violência. “É prazeroso colaborar e ver que a Polícia Militar está engajada em mudar a realidade. A gente tem que fazer algo para mudar. A capacitação é que faz acontecer essa mudança tão necessária e urgente”, ressaltou.
Os servidores também receberam informações importantes a respeito de projetos ativos no estado, como o NUPEVID e o NAVI, ambos promovidos pelo Ministério Público do Piauí.
Já a coordenadora de Prevenção e Enfrentamento a Violência Doméstica e Familiar da Patrulha Maria da Penha, major Leonel de Rocha, agradeceu pela iniciativa e destacou a importância do treinamento. “A palestra da promotora Amparo Paz veio a contribuir muito mais para que nós possamos oferecer um serviço de maior qualidade à sociedade”, disse.
fonte www.mppi.mp.br
Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI