domingo, 2 de junho de 2024

Denúncia: Vendedora de Plantas Cerca Praça Pública no Bairro Vale Quem Tem, Zona Leste de Teresina, Tornando a Área Privativa




Uma situação alarmante vem causando indignação entre os moradores do bairro Vale Quem Tem, na zona leste de Teresina. A praça pública local, que deveria ser um espaço de lazer e convivência para todos, está sendo progressivamente transformada em um local privativo devido à instalação de uma cerca feita com plantas, vendidas por uma comerciante da região.

                                                                         vídeo Marcilio

*O Problema*

Nas últimas semanas, moradores têm observado a instalação de cercas verdes ao redor da praça, feitas com plantas de diferentes espécies. As plantas, vendidas pela comerciante local, têm sido usadas para delimitar áreas da praça, impedindo o acesso livre ao espaço que é de direito de toda a comunidade. Esse ato, aparentemente inofensivo, está configurando uma apropriação indevida do espaço público.


                                                                                          vídeo Marcilio

*A Revolta dos Moradores*

Em entrevistas realizadas com os moradores do bairro, a insatisfação é evidente. “Essa praça sempre foi um local onde as crianças brincam e as famílias se reúnem para momentos de lazer. Agora, com essas cercas, estamos sendo impedidos de utilizar um espaço que é nosso por direito”, reclama Maria da Silva, residente do bairro há 15 anos.

foto Marcilio


localização no maps



https://maps.google.com/maps?q=-5.050788%2C-42.7412866&z=17&hl=pt-BR

Outro morador, João Ferreira, destaca a falta de ação das autoridades locais. “Nós já denunciamos para a prefeitura e para a polícia, mas até agora nada foi feito. É revoltante ver nosso espaço sendo tomado dessa maneira e ninguém fazer nada para resolver”.

*A Reação das Autoridades*

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Teresina informou que está ciente da situação e que uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo será enviada ao local para averiguar os fatos e tomar as medidas cabíveis. “Não podemos permitir que um espaço público seja apropriado dessa forma. Vamos investigar e garantir que a praça volte a ser de livre acesso para todos os cidadãos”, assegurou o secretário.

*A Luta pela Praça*

Enquanto aguardam uma solução das autoridades, os moradores organizam-se em comitês e mobilizam-se nas redes sociais para denunciar a situação e buscar apoio da comunidade mais ampla de Teresina. Uma petição online já foi criada e conta com centenas de assinaturas,

ainda segundo a denuncia até um barracão já foi feito no meio da praça publica, o problema é tão serio que até mesmo o estacionamento da praça estar sendo usado de maneira indevida para expor as plantas que estão a venda no local.

o estacionamento estar obstruído pela grande quantidade de plantas impedindo que os motoristas e motoqueiros estacionem livremente e quando o motorista para no estacionamento e hostilizado pela vendedora de plantas que tenta a todo custo fazer o motorista retirar o veiculo do estacionamento para deixar mas visível as plantas que estão expostas a venda... 

fonte melquiades sobrinho