sexta-feira, 1 de agosto de 2025

POLÍCIA Denarc prende mais um alvo de operação contra lavagem de dinheiro para facção criminosa em Teresina; delegado dá detalhes!

 Suspeita foi capturada no local onde trabalhava, em uma casa lotérica, nesta sexta (01)

A Polícia Civil do Piauí (PC-PI), por meio do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DENARC), prendeu nesta sexta-feira (01º) Kesia Jaqueline Virginia dos Santos Amorim, suspeita de envolvimento em um esquema de lavagem de dinheiro ligado a uma organização criminosa. A prisão ocorreu em Teresina, em uma casa lotérica nas proximidades de uma universidade na capital.

De acordo com o delegado Samuel Silveira, Késia era um dos alvos da Operação Capital Oculto, deflagrada na última quinta-feira (31), que resultou na prisão de 15 pessoas suspeitas de integrarem a facção criminosa conhecida como Bonde dos 40. 


“É alguém que tinha um mandado de prisão em aberto no âmbito dessa operação e que não havia sido localizado anteriormente. Hoje conseguimos efetuar a prisão. A relação dela com a organização seria por meio da lavagem de capitais. Ela se relacionava com Ítalo Gabriel, que teria ligação direta com Alandilson”, explicou o delegado à TV Antena 10.

  

Mulher é presa pela polícia em continuidade a operação contra lavagem de dinheiro deflagrada em Teresina
Thracy Oliveira/ TV Antena 10

   

Alandilson Cardoso Passos, apontado como um dos líderes do esquema, foi preso em novembro do ano passado, em um hotel em Belo Horizonte. Ele é namorado da vereadora Tatiana Medeiros.

Ainda segundo o delegado, as investigações indicam que Késia e Ítalo operavam juntos no esquema de lavagem de dinheiro para a facção criminosa, embora ela não tivesse um vínculo direto com Alandilson. “Ela se relacionava com Ítalo, que era subordinado a Alandilson”, detalhou Silveira.

"A defesa credita o eventual envolvimento dela com esses indivíduos que foram presos ontem a um antigo relacionamento que ela teve. É todo um trabalho que ainda vai se desenrolar", disse o delegado.

Entenda o caso

Deflagrada na manhã de quinta-feira (31), a Operação Capital Oculto visa desarticular núcleos da facção Bonde dos 40 que atuam em Teresina. Ao todo, foram expedidas 76 ordens judiciais, incluindo 28 mandados de prisão, nove interdições judiciais e diversos mandados de busca e apreensão.

 

A ação integra as estratégias do programa Pacto pela Ordem, voltado ao enfrentamento às organizações criminosas e ao tráfico de drogas no estado.

Mesmo com as prisões já realizadas, a polícia ainda busca capturar cerca de 10 suspeitos considerados foragidos.

“Já sabíamos da dificuldade em localizar alguns desses indivíduos, que são de alta periculosidade e respondem a outros processos. Nosso trabalho agora é localizar e prender esses foragidos”, concluiu o delegado Samuel Silveira.

Fonte: Portal A10+

Procuradora-Geral de Justiça do Piauí empossa coordenadores de Centros de Apoio e dos Grupos Especiais

Na manhã desta sexta-feira, 1º de agosto, a procuradora-geral de Justiça do Piauí, Cláudia Seabra, empossou os coordenadores dos Centros de Apoio e dos Grupos Especiais do Ministério Público do Piauí que atuarão durante o biênio 2025/2027. O momento ocorreu, pela primeira vez, durante sessão do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP).

Os Centros de Apoio são responsáveis por fomentar a integração e o intercâmbio entre órgãos de execução que atuem na mesma área de atividade e que tenham atribuições comuns; além de encaminhar informações técnico-jurídicas, sem caráter vinculativo; e acompanhar as políticas nacionais das áreas nas quais atuam. Os Grupos Especiais são equipes especializadas que podem auxiliar as Promotorias e as Procuradorias na execução de suas atribuições legais.

Cláudia Seabra ressaltou a experiência profissional e alta capacidade de trabalho que os membros da equipe possuem.

Quero me dirigir a cada um e dizer da minha plena confiança nos senhores e nas senhoras. Nós que estamos na gestão temos a responsabilidade de escolher as pessoas certas para os lugares certos. Isso é o que se chama de gestão por competência. Essas escolhas foram feitas após muito diálogo. São colegas valorosos e com vastos conhecimentos nas áreas em que vão atuar”, disse.

A PGJ ainda destacou a criação do Garec – grupo que será voltado à atuação do Ministério Público do Piauí no âmbito dos tribunais superiores, sediados em Brasília. “Esse grupo será importante para aprimorar cada vez mais nosso trabalho na interposição de recursos junto aos tribunais superiores, bem como trazer a visibilidade do que nós já temos feito”, explicou.

A promotora Marlúcia Evaristo, nova coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Promoção da Cidadania e Inclusão Social (Caocis), falou em nome dos empossados. “Digo que assumimos essas novas missões com o sentimento de fazer mais e melhor, de qualificar cada vez mais o trabalho do Ministério Público e prestar um auxílio às Promotorias de Justiça com excelência”, destacou a titular da 28ª Promotoria de Justiça de Teresina.

Confira a lista dos coordenadores dos órgãos:

  1. Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma) – promotora de Justiça Áurea Emília Bezerra Madruga;
  2. Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação (Caoeduc) – promotora de Justiça Fabrícia Barbosa de Oliveira;
  3.  Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial – promotor de Justiça Francisco de Assis Rodrigues de Santiago Júnior;
  4. Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude (Caodij) – promotora de Justiça Joselisse Nunes de Carvalho Costa;
  5. Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (Caods) – promotora de Justiça Karla Daniela Furtado Maia Carvalho.
  6. Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – promotora de Justiça Lenara Batista Porto;
  7. Grupo de Atuação Recursal (Garec) – promotor de Justiça Mário Alexandre Costa Normando;
  8. Grupo de Apoio aos Promotores de Justiça com atuação no Tribunal do Júri (Gaej) – promotor de Justiça Márcio Giorgi Carcará Rocha;
  9. Centro de Apoio Operacional de Promoção da Cidadania e Inclusão Social (Caocis) – promotora de Justiça Marlúcia Gomes Evaristo Almeida;
  10. Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (Cacop) – promotor de Justiça Rafael Maia Nogueira;
  11. Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminais (Caocrim) – promotora de Justiça Rita de Cássia de Carvalho Rocha.

A sessão de hoje foi a primeira do Conselho Superior sob a presidência da nova procuradora-geral de Justiça.

fonte www.mppi.mp.br

Homem embriagado avança sinal vermelho e mata três pessoas na zona Sul de Teresina

De acordo com as primeiras informações, o condutor de um veículo, apresentava sinais de embriaguez, teria avançado o sinal vermelho e colidido violentamente contra outro carro

Homem embriagado avança sinal vermelho e mata três pessoas na zona Sul de Teresina
reprodução

Um grave acidente  deixou ao menos três mortos no cruzamento das avenidas Barão de Castelo Branco com Gil Martins, na zona Sul de Teresina.

De acordo com as primeiras informações, o condutor de um veículo, que apresentava sinais de embriaguez, teria avançado o sinal vermelho e colidido violentamente contra outro carro. Três pessoas morreram ainda no local.


fonte www.falapiaui.com

Funcionário de loja fica gravemente ferido após colisão na BR-343 em Campo Maior

 Acidente envolveu duas motocicletas e mobilizou o SAMU

Um funcionário de uma loja mercantil de tecidos, identificado como Valderi de Sousa Silva, ficou gravemente ferido após uma colisão entre duas motocicletas na tarde desta sexta-feira (01/08), na BR-343, em Campo Maior. O acidente ocorreu nas proximidades da churrascaria Manuelzinho, em um trecho urbano da rodovia federal.

Foto: ReproduçãoEmpresário fica gravemente ferido após colisão na BR-343 em Campo Maior

Valdeir sofreu fraturas expostas em uma das pernas e foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que realizou os primeiros atendimentos ainda no local e o encaminhou ao Hospital Regional de Campo Maior.

O outro envolvido no acidente, funcionário de um restaurante da região, teve apenas escoriações leves e permaneceu no local para prestar auxílio.

A dinâmica do acidente será investigada.

fonte conectapiaui.com.br

Idoso é assassinado com vários tiros na porta de casa na zona Sudeste de Teresina

 Dois homens em moto teriam executado a vítima; polícia investiga possíveis motivações

Na noite desta sexta-feira (01/08), Ezequias Castro da Silva, 60 anos, foi morto a tiros na Rua Natal, no bairro Novo Horizonte, zona sudeste de Teresina. Segundo relatos da Polícia Militar, dois homens em uma motocicleta chegaram ao local, chamaram a vítima e efetuaram vários disparos contra ele.

Foto: Imagens obtidas pelo Conecta PiauíIdoso é assassinado com vários tiros na porta de casa na zona Sudeste de Teresina
Idoso é assassinado com vários tiros na porta de casa na zona Sudeste de Teresina

Duas possíveis motivações para o crime estão sendo investigadas. A primeira versão aponta que um neto de Ezequias teria feito um vídeo ameaçando faccionados da região com uma arma de fogo, que teria sido paga pela própria vítima e estaria em dívida com o grupo criminoso.

A segunda hipótese, conforme apurado pelo subtenente Quixaba da PM, indica que Ezequias teria sido acusado de estupro. Todas as linhas de investigação seguem em apuração pelas autoridades.

O Instituto de Medicina Legal (IML) foi acionado para fazer a remoção do corpo. A polícia segue trabalhando para esclarecer as circunstâncias do homicídio e identificar os responsáveis.

fonte conectapiaui.com.br

SSP deflagra nova fase da Operação Rastreados no município de Piripiri

 A Secretaria de Segurança Pública do Piauí, por meio da Superintendência de Operações Integradas (SOI), deflagrou nesta sexta-feira (1º), a 17ª fase da Operação Rastreados, desta vez no município de Piripiri. A ação tem como foco principal o combate à circulação de veículos com restrições decorrentes de crimes como roubo, furto e adulteração de sinais identificadores.

Com equipes posicionadas em pontos estratégicos da cidade, a operação realiza abordagens a motocicletas com verificação técnica e detalhada do número de chassi, motor e demais elementos de identificação veicular. O objetivo é tirar de circulação veículos oriundos de práticas criminosas e reforçar o enfrentamento a crimes patrimoniais na região.

Divulgação / SSP
Divulgação / SSP

O superintendente de Operações Integradas da SSP, delegado Matheus Zanatta, destaca que a atuação no interior do estado é essencial para desarticular rotas utilizadas para escoamento de veículos roubados.

“Piripiri é um município estratégico, e ações como esta são fundamentais para impedir que veículos com restrições continuem circulando livremente. A fiscalização é rigorosa e visa proteger o patrimônio da população e enfraquecer a atuação de grupos criminosos”, pontuou o superintendente.

Zanatta também reforçou que o trabalho das forças de segurança será intensificado durante o Pirifolia, evento tradicional que acontece neste fim de semana no município. 

“Estamos reforçando o efetivo e adotando medidas integradas para garantir que a festa transcorra com tranquilidade e segurança para todos. O trabalho preventivo é essencial para coibir delitos e garantir a ordem pública”, afirmou.

A operação contou com o apoio da Polícia Civil, Polícia Militar, Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), Diretoria de Operações de Trânsito (DOT) e Gerência de Operações e Investigações Criminais (GOIC).

fonte www.portalr10.com

Teresina vai cadastrar estabelecimentos privados para atender pacientes do SUS; entenda

 Programa Agora Tem Especialistas começou a valer hoje (01). Planos poderão quitar dívidas oferecendo serviços em déficit no SUS.

A partir de hoje (01), os pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) poderão ser atendidos em hospitais e clínicas de planos de saúde. A medida, que faz parte do programa Agora Tem Especialistas, busca reduzir as filas por atendimento especializado na rede pública. Em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) vai começar a cadastrar estabelecimentos particulares para começar os atendimentos do SUS.

Representantes da FMS se reuniram com o Ministério da Saúde e, na ocasião, foi explicado como o programa Agora Tem Especialistas vai ser executado no município. A iniciativa prevê basicamente que os planos de saúde que têm dívidas com o Governo Federal quitem seus débitos por meio da oferta de serviços ao SUS. Essas dívidas passam de R$ 1 bilhão em todo o Brasil.

Teresina vai cadastrar estabelecimentos privados para atender pacientes do SUS; entenda - (Marcelo Casal JR / Agência Brasil)Marcelo Casal JR / Agência Brasil
Teresina vai cadastrar estabelecimentos privados para atender pacientes do SUS; entenda

De acordo com Leopoldina Cipriano, presidente da FMS, o Ministério da Saúde vai informar qual o valor real dos débitos dos planos de saúde de Teresina, de cada estabelecimento privado. A partir disso, será montado um grupo de trabalho que vai negociar junto a estes planos a oferta de serviços e cadastrar os estabelecimentos.

“Vamos ver qual o maior déficit Teresina tem hoje na oferta de serviços de saúde no SUS e vamos negociar com essas clínicas para que elas ofereçam o que a cidade realmente precisa”, explicou Leopoldina. No momento, a FMS aguarda do Ministério da Saúde informações sobre o montante de recursos devidos para mapear os estabelecimentos e definir quais os planos e serviços serão ofertados aos pacientes do SUS em Teresina.

Leopoldina Cipriano, presidente da FMS - (Arquivo O Dia)Arquivo O Dia
Leopoldina Cipriano, presidente da FMS

E expectativa é que, em um primeiro momento, pelo menos R$ 750 milhões dos mais de $ 1 bilhão devidos pelos planos a nível nacional sejam convertidos em consultas, exames e cirurgias eletivas em sete especialidades consideradas prioritárias. Vale lembrar que a adesão dos planos de saúde ao programa Agora Tem Especialistas é voluntária.


fonte portalodia.com

Homem é baleado após tentar atirar contra equipe da RONE na Zona Norte de Teresina

 Um homem foi baleado na noite de quinta-feira (31/08) após tentar atirar contra uma equipe da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE) durante uma abordagem na Avenida Poti, na região da Grande Santa Maria da Codipi, Zona Norte de Teresina.

De acordo com a Polícia Militar, o suspeito já era monitorado por envolvimento em assaltos na região. Durante patrulhamento de rotina, os policiais se aproximaram do homem, que sacou uma arma e apontou na direção da guarnição. No entanto, o disparo não ocorreu devido a uma falha na arma — situação conhecida popularmente como “catolé”.

Foto: Reprodução

Diante da ameaça iminente, os policiais reagiram e atingiram o homem com tiros nas pernas. Ele foi socorrido com vida e permanece sob custódia no hospital.

A arma foi apreendida, e a Polícia Civil investiga a tentativa de homicídio contra os agentes, além de apurar o possível envolvimento do suspeito em outros crimes. O nome dele não foi divulgado.

fonte 180graus.com

quinta-feira, 31 de julho de 2025

MPPI e TJPI articulam adesão conjunta a protocolo de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência contra a mulher

A promotora de Justiça Amparo Paz, coordenadora do Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid), realizou nessa quarta-feira (30), uma reunião com representantes do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), para dar continuidade às articulações interinstitucionais voltadas ao fortalecimento da rede de enfrentamento à violência contra a mulher.

O encontro foi realizado no Fórum Cível e Criminal de Teresina e contou com a participação da coordenadora da Mulher em situação de violência doméstica e familiar do TJ-PI, a juíza Júnia Feitosa, e do juiz Virgílio Madeira, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher na capital.

Durante a reunião foi discutida a adesão conjunta ao Protocolo de Intenções, uma iniciativa da Corregedoria Nacional do Ministério Público, que propõe a articulação entre os Ministérios Públicos estaduais e os demais órgãos da rede de proteção para o enfrentamento efetivo da violência doméstica e do feminicídio.

De acordo com a promotora Amparo Paz, o documento que está sendo elaborado tem como objetivo organizar e formalizar as atribuições institucionais, promovendo maior integração entre os órgãos e fortalecendo as ações voltadas à prevenção, proteção e responsabilização dos agressores. “A construção desse protocolo é um passo importante para que possamos atuar de forma coordenada, com fluxos bem definidos e responsabilidades claras entre os diversos atores do sistema de justiça e da rede de proteção”, destacou.

A juíza Júnia Feitosa também ressaltou a importância da cooperação entre as instituições. “Esse protocolo é mais um passo importante no enfrentamento à violência contra a mulher, que só é possível quando atuamos em rede. Ele formaliza o que já vem sendo feito na prática entre o Tribunal de Justiça, o Ministério Público, a Secretaria de Justiça e a Secretaria da Mulher”, afirmou.

fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI