Projeto de lei reconhece a importância histórica, cultural e espiritual da celebração religiosa, que há 16 anos reúne milhares de fiéis na capital.
O Projeto de Lei nº 20287/2025, que declara a Missa da Misericórdia de Teresina como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Piauí, foi aprovado no plenário da Assembleia Legislativa e agora segue para sanção do governador. A proposta reconhece a importância histórica, cultural e espiritual da celebração religiosa, que há 16 anos reúne milhares de fiéis na capital.

Criada na Igreja da Santíssima Trindade, no bairro Primavera, a missa é atualmente celebrada na Paróquia de São Cristóvão, no bairro Morada do Sol. Sob a condução do Padre Nilton Pereira, o evento reúne de 2.000 a 2.500 pessoas por edição e também é transmitido pela internet, alcançando público em outras cidades e estados.
De caráter ecumênico, a Missa da Misericórdia é considerada por seus frequentadores um espaço de oração, reflexão e fortalecimento da fé. O projeto de lei busca garantir a preservação dessa manifestação religiosa, consolidando seu papel no cenário cultural e espiritual do estado.
Com a sanção, a Missa da Misericórdia passará a integrar oficialmente o conjunto de bens imateriais reconhecidos e protegidos pelo Estado do Piauí. O projeto foi criado pela deputada Gracinha Mão Santa (PP).
fonte portalodia.com