As propostas visam melhorar a trafegabilidade de caminhões e carretas sem atrapalhar o trânsito de veículos comuns na rodovia e nas áreas urbanas dos municípios.
Nessa sexta-feira (15), a Polícia Rodoviária Federal apresentou o resultado de uma análise da rodovia BR-343 feita a partir da simulação do transporte de minério de ferro realizada pela Companhia Porto Piauí.
A simulação aconteceu em junho de 2025. Seis carretas transportaram 150 toneladas de minério de ferro oriundo da mineradora Lion Mining, em Piripiri, até o Porto, em Luís Correia. A operação serviu para mapear pontos que dificultavam o fluxo das carretas e identificar formas de tornar o trecho mais eficiente e seguro.

A PRF pontuou no relatório quais pontos do trecho entre Piripiri e Luís Correia necessitam de intervenções, como sugestão aos órgãos responsáveis. As propostas visam melhorar a trafegabilidade de caminhões e carretas sem atrapalhar o trânsito de veículos comuns na rodovia e nas áreas urbanas dos municípios.
A Companhia Porto Piauí vai intermediar o diálogo e levar o relatório aos órgãos executores de obras de infraestrutura para verificar se as sugestões da PRF são viáveis. As prefeituras dos municípios afetados e a Companhia Porto Piauí também devem contribuir nestas intervenções.
“Hoje nós recebemos da PRF o relatório com os pontos de intervenções e melhorias para que a gente possa entregar ao governador para tomarmos as medidas necessárias e começarmos essa operação de minério de ferro de forma segura. A gente agradece a atuação da PRF nessa operação, e vamos buscar as intervenções o mais rápido possível”, comentou o presidente da Companhia Porto Piauí, Raimundo Dias.
De acordo com o governo, a exportação de minério de ferro deve começar a ser feita pelo Porto Piauí a partir do início de 2026. Inicialmente, o minério será colocado em embarcações menores, que o transportarão até navios de grande porte em alto-mar.
fonte www.viagora.com.br/Com informações do Governo do Piauí.