Samir Xaud esteve em Teresina e avaliou a possibilidade de incluir o Gigante da Redenção no programa “CBF Transforma”, prometendo parceria com o Governo do Estado para revitalizar a estrutura.
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, visitou no final da tarde desta sexta-feira (15) o Estádio Albertão, em Teresina, para uma inspeção técnica. Ele verificou as condições da praça esportiva e do gramado, que nunca foi trocado em mais de 50 anos. Agora, o dirigente vai avaliar se o Gigante da Redenção será inserido no programa de revitalização estrutural de estádios, conhecido como “CBF Transforma”.

Caso o Albertão se encaixe nos pré-requisitos da entidade, a previsão é que o estádio receba aporte financeiro da CBF para melhorias de infraestrutura, em parceria com o Governo do Estado.
“Agora a Federação Piauiense vai estar fazendo o projeto. Acredito que vai ser uma parceria CBF, Governo do Estado, para a gente estar colocando em prática e ajudando aqui a reforma do estádio do Piauí.”

Durante a visita, Xaud elogiou a estrutura do Albertão e destacou a escolha do tipo de grama feita na época da construção, mais resistente ao clima local.
“É uma estrutura boa, antiga, mas requer alguns cuidados, algumas competições. Acredito que o gramado é um ponto bem sensível também, até porque aonde os jogadores jogam, é um dos atores principais do gramado.“
O presidente da Federação de Futebol do Piauí (FFP), Robert Brown, reforçou que o estádio precisa de várias melhorias e que o programa da CBF pode ser fundamental para resolver problemas históricos.

“Se ele pudesse dar outro estadio seria bom, mas é a grama, a colocação da grama, porque essa grama acho que nunca foi trocada. Os vestiários têm essa dificuldade. Nós temos a questão da catraca eletrônica, nós temos o circuito interno de TV. Tem muitas coisas que a gente já passou até os pedidos lá pra ele e, com certeza, que vai resolver tudo isso."
Além da pauta estrutural, Xaud comentou sobre o cenário do futebol feminino no Piauí. Ele acompanhou o desempenho do Atlético Piauiense, que disputa o título da Série A3 do Campeonato Brasileiro Feminino.
“Positivo, ainda mais sendo representante de vocês aqui. Eu acho que isso é o futebol brasileiro. E o que nós queremos, eu que venho do norte do Brasil, venho de uma série de clubes, venho de uma federação pequena, e o que nós queremos é que sempre a CBF olhe com os outros olhos para as federações menores e o que nós queremos é fomentar o futebol brasileiro e todo o território nacional, então isso é um compromisso meu dessa nova gestão.”
fonte portalodia.com