Programa Agora Tem Especialistas começou a valer hoje (01). Planos poderão quitar dívidas oferecendo serviços em déficit no SUS.
A partir de hoje (01), os pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) poderão ser atendidos em hospitais e clínicas de planos de saúde. A medida, que faz parte do programa Agora Tem Especialistas, busca reduzir as filas por atendimento especializado na rede pública. Em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) vai começar a cadastrar estabelecimentos particulares para começar os atendimentos do SUS.
Representantes da FMS se reuniram com o Ministério da Saúde e, na ocasião, foi explicado como o programa Agora Tem Especialistas vai ser executado no município. A iniciativa prevê basicamente que os planos de saúde que têm dívidas com o Governo Federal quitem seus débitos por meio da oferta de serviços ao SUS. Essas dívidas passam de R$ 1 bilhão em todo o Brasil.

De acordo com Leopoldina Cipriano, presidente da FMS, o Ministério da Saúde vai informar qual o valor real dos débitos dos planos de saúde de Teresina, de cada estabelecimento privado. A partir disso, será montado um grupo de trabalho que vai negociar junto a estes planos a oferta de serviços e cadastrar os estabelecimentos.
“Vamos ver qual o maior déficit Teresina tem hoje na oferta de serviços de saúde no SUS e vamos negociar com essas clínicas para que elas ofereçam o que a cidade realmente precisa”, explicou Leopoldina. No momento, a FMS aguarda do Ministério da Saúde informações sobre o montante de recursos devidos para mapear os estabelecimentos e definir quais os planos e serviços serão ofertados aos pacientes do SUS em Teresina.

E expectativa é que, em um primeiro momento, pelo menos R$ 750 milhões dos mais de $ 1 bilhão devidos pelos planos a nível nacional sejam convertidos em consultas, exames e cirurgias eletivas em sete especialidades consideradas prioritárias. Vale lembrar que a adesão dos planos de saúde ao programa Agora Tem Especialistas é voluntária.
fonte portalodia.com