segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

Hotéis do Piauí deverão trocar ficha em papel por plataforma digital até fevereiro de 2026

 A medida reduz custos e envia automaticamente os dados do hóspede ao Ministério do Turismo.

(Foto: Governo do Piauí)

O Piauí iniciou a transição das fichas de hóspedes em papel para plataforma digital do Sistema Nacional de Registro de Hóspedes (SNRHos). A previsão é que a ficha em papel seja totalmente substituída até fevereiro de 2026.

Para o empresário Eduardo Marques, que dirige duas pousadas no litoral do Piauí, a digitalização representa mais organização para o setor e a ferramenta deve transformar a rotina das recepções.

“Essa solução vai agilizar o atendimento porque o hóspede não precisará mais preencher fichas em papel, o que muitas vezes gera filas e demora na recepção. Com tudo digital, teremos um banco de informações muito mais preciso sobre o perfil e o volume de turistas que chegam à nossa região”, avaliou.


A ação foi desenvolvida pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), e é operacionalizada por meio da Plataforma FNRH Digital, visando a modernização e padronização no setor.

A FNRH-Digital, além de dispensar o acúmulo de fichas impressas, reduz custos e envia automaticamente os dados ao Ministério do Turismo. Para aderir, o estabelecimento precisa manter o Cadastur atualizado e registrar o CPF do responsável pela ficha no campo “Dados comerciais”.

Para o hóspede, será possível preencher seus dados antecipadamente por meio de um link ou QR Code enviado pelo meio de hospedagem. O acesso pode ser feito com conta GOV.BR, CPF ou número do passaporte, no caso de estrangeiros. A iniciativa deve reduzir o tempo de espera na recepção e melhorar a experiência de visitantes que chegam ao estado.

fonte portalclubenews.com