Os moradores dos bairros da zona sudeste de Teresina, que dependem diariamente do transporte público, iniciaram a semana com maiores dificuldades para chegar ao trabalho. Por conta do feriado prolongado e do ponto facultativo decretado pela prefeitura, os Terminais de Integração Livramento e Itararé funcionam desde a última segunda-feira (31). O problema é que o fluxo de passageiros continua constante, pois apenas funcionários públicos municipais ganharam folga nos dias 31 de outubro e 01 de novembro.
A principal reclamação dos usuários diz respeito à espera para realizar a troca da linha alimentadora, que se desloca do bairro ao terminal, para a linha troncal, que parte do terminal de integração ao centro. Na teoria, esse tempo não deveria durar mais que 10 minutos, mas na prática, alguns usuários relatam que esperaram mais de 50 minutos para conseguir ter acesso ao segundo ônibus.
“Cheguei no trabalho às 8h40, sendo que o meu horário de entrada é às 7h30. É uma falta de respeito muito grande com quem depende do transporte público. Se no final de semana não está dando certo, imagine no meio da semana, quando todo mundo estuda e trabalha”, desabafa Bruna Samira, moradora do bairro Dirceu I, e que utiliza todos os dias o ônibus.
Outra reclamação de quem foi obrigado a utilizar os terminais de integração nos dois últimos dias, diz respeito à falta de informações sobre o procedimento. Andando pelos Terminais Livramento e Itararé não era possível identificar técnicos da Strans prestando orientações à população, papel que estava sendo desempenhado pelos cobradores e motoristas.
“Ninguém entende nada do funcionamento dessa integração. Você tem que adivinhar qual o ônibus que deve pegar, porque além de não ter um funcionário para explicar, não há nenhuma placa informativa, dizendo quais os passos para realizar a integração”, pontua a estudante Valdenice Resende, que mora no Alto da Ressureição, e precisa utilizar o terminal do Livramento, para realizar a integração.
Usuários têm que pagar duas passagens
Para realizar a integração nos terminais, o passageiro precisa ter em mãos o cartão Mais Fácil, em uma de suas três versões: Vale- Transporte, para trabalhadores; Estudantil, para estudantes; e Expresso, para usuários em geral. Quem não utilizar o cartão vai precisar realizar o pagamento da tarifa em dinheiro, no valor de R$ 2,75.
Nos últimos dois dias o cartão expresso não foi oferecido pelos cobradores das linhas troncais e alimentadoras, e nem pelos funcionários do Setut, que deveriam estar atuando nos terminais. Além disso, não postos de recarga facilmente acessíveis. Por conta disso, os passageiros foram obrigados a pagar duas passagens. “Isso não existe! Você ser obrigado a pagar duas passagens de ônibus, sendo que antes pagava só uma para ir para o mesmo lugar?”, questiona a aposentada Neuza Carvalho, que diz que os Terminais representam mais prejuízos que benefícios para os usuários do transporte público. “Deveriam era acabar com essa palhaçada, e voltar ao jeito que era antes”, avalia.
O autônomo José Viana foi um dos passageiros que teve que pagar duas passagens, para conseguir sair do bairro Renascença em direção ao centro de Teresina. “Não tinha ninguém no terminal para vender o cartão de integração, por isso, paguei duas passagens. Esse cartão deveria ser dado de graça ao usuário, no momento em que ele faz a primeira viagem na integração. Talvez, isso facilitaria mais”, avalia.
Strans justifica
O gerente de planejamento da Strans, Vinicius Rufino, esclarece que os terminais funcionaram nos últimos dois dias, porque foi autorizada uma redução na frota de ônibus circulando na cidade, por conta dos feriados e ponto facultativo, do dia do servidor público, dia do comerciário e dia de finados.
“Devido à quantidade de órgãos que não estão funcionando nesses dias, mas especificamente na segunda e terça, ocorre uma diminuição significativa no volume de pessoas na cidade. Por conta disso, foi autorizada uma redução na frota, operamos com a frota de um sábado. Como o planejamento da operação de um sábado é dimensionado para os terminais, acabou que a operação ficou sendo feita nos terminais”, explicou Vinicius Rufino, que garantiu que, nos momentos de maior fluxo, a frota de ônibus foi reforçada.
Sobre os cartões de integração, que não foram ofertados aos passageiros, o gerente de planejamento da Strans explica que a venda é de responsabilidade dos consórcios que operam o sistema de transporte público na capital. Segundo ele, a falha vai ser operada para que os culpados sejam notificados. “Vamos averiguar, e saber o motivo da venda do cartão não ter sido feita”, garantiu.
Os Terminais de Integração Livramento e Itararé, na zona sudeste de Teresina, começaram a funcionar, de forma experimental aos finais de semana e feriados, no último mês de julho. A previsão da Strans é que o novo sistema passe a ser utilizado, oficialmente, nos dias úteis apenas no começo do próximo ano.
fonte portal o dia