Movimento na Avenida Frei Serafim é de 9 mil veículos por hora
Os estudos da Strans demonstram que para chegar ao centro de Teresina pela Ponte Estaiada, sobre o rio Poti ligando as zonas Leste e Norte o movimento é de 5 mil a 6 mil veículos no período de 6h30 às 9h.
Na Avenida Frei Serafim, conforme as pesquisas realizadas pela Strans, o movimento é de 9 mil veículos por hora nos dois sentidos da avenida, apesar de um sentido ter menor movimento do que o outro dependendo do horário.
Para percorrer um quilômetro e 200 metros na Avenida Frei Serafim, o motorista gasta, nos horários de picos, 15 minutos para percorrer um quilômetro e 200 metros, o que significa que o motorista gasta uma hora para percorrer quatro quilômetros e 800 metros.
“No caso da Ponte Estaiada, o fluxo de veículos é a remanda, mas ela permite passar mais carros. No caso da Avenida Frei Serafim, a gente tem que olhar como limite. Mais carros não conseguem passar pela Avenida Frei Serafim por conta da dificuldade, do estreitamento”, declarou o superintendente Pang Yeng Hsiao.
Quatro ônibus da mesma linha saem em horários diferentes, mas chegam no mesmo horário por causa dos congestionamentos
O superintendente disse que pessoas de classe média e classe média baixa não andam de ônibus urbano pela falta de qualidade do serviço e da demora.
Pang Yeng Hsiao afirmou que esse demora acaba acarretando a ocorrência de ônibus muitos cheios. Segundo ele, por causa da demora o ônibus custa a chegar.
“Se os ônibus fossem confortáveis e não demorassem tanto atrairia as pessoas”, falou Hsiao.
A Strans contatou que o tempo de um ônibus para o outro na partida, na saída, é de 20 a 45 minutos, só que devido ao trânsito os ônibus gastam mais tempo do que o previsto e dois ou três ônibus da mesma linha saindo em horários diferentes chegam na mesma hora. Quando acontece isso, a demora é grande e o próximo ônibus que vai passar demora muito porque três ou quatro ônibus da mesma linha ficam travados no mesmo trecho de alguma via que está congestionado.
“Isso é o que traz má qualidade do transporte público”, define Pang Yeng Hsiao.
Prefeitura vai investir em R$ 170 milhões, financiados pelo Governo Federal, para melhorar trânsito de Teresina
O Governo Federal, através do Ministério das Cidades, liberou R$ 170 milhões para melhorar o trânsito em Teresina.
O superintendente de Transporte e Trânsito de Teresina, Pang Yeng Hsiao, afirmou que os R$ 170 milhões serão aplicados na construção de oito Terminais de Integração de Ônibus Urbanos e vários corredores de veículos, alguns exclusivos e segregados onde só podem circular ônibus urbanos.
Os ônibus urbanos terão faixas exclusivas como existem hoje na Avenida Frei Serafim. O atual corredor de ônibus da Avenida Frei Serafim vai ser realmente exclusivo porque realmente vai ficar ao lado do canteiro central da avenida, o que evita o problema de ficar monitorando os veículos para que não ocupem as faixas exclusivas já que podem entrar para dobrar em uma determina rua.
Dois Terminais de Ônibus ficaram no canteiro central da Avenida Frei Serafim onde não tem árvores, no cruzamento da Rua Pires de Castro com a Frei Serafim e, depois da Avenida Miguel Rosa, onde está a estátua do ex-ministro da Justiça e governador do Piauí Petrônio Portella.
“Os ônibus vão trafegar junto ao canteiro central. E nessas estações existirão rampas para chegar ao nível do pico do ônibus. As portas dos ônibus serão abertas para o embarque e o desembarque dos passageiros”, afirmou Pang Yeng Hsiao.
fonte meionorte.com