Piauí é o quarto em crescimento de empregos do Brasil
Formação Inicial dos Educadores do Projovem Urbano
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, coloca o Piauí entre os estados que mais empregou no Brasil no mês de outubro. Segundo as informações divulgadas, o Piauí ficou atrás apenas de Alagoas, Sergipe e Amazonas. Ao todo foram criados 2.6 mil novos postos de trabalho. Os setores que mais empregaram foi o de prestação de serviços com 740 novos postos de trabalho, a construção civil com 713 novas vagas e o comércio com 573 contratados.
Os municípios que mais empregaram no Piauí foram Teresina, Picos, Floriano e Altos. Só Teresina responde por mais de 50% das contratações. Na geração de empregos com carteira assinada o Piauí obteve o terceiro maior índice do Nordeste e o quarto melhor do país. O crescimento de empregos formais foi de 0,94% em relação ao mês de setembro e de 4,79% no acumulado do ano.
A iniciativa pública ainda é a responsável pelas maiores contratações no Estado, estatística que está mudando com o passar dos anos. O fortalecimento da construção civil e do setor de prestação de contas é outra vertente que aliada a entrada de jovens mais capacitados está melhorando os índices de empregabilidade.
O Projovem trabalhador é um dos programas desenvolvidos pelo Governo do Estado que prepara o jovem para o mercado e para ocupações alternativas geradoras de renda. Em 2013, o programa atuou em 85 municípios do Piauí, levando capacitação a 8.500 jovens de 18 a 29 anos. A qualificação foi ofertada em duas etapas, na qual os alunos puderam aprender na prática, o conteúdo visto na teoria.
fonte meionorte.com