Caminhada da Fraternidade: grupo Matizes ganha apoio da população
O Grupo Matizes, um dos mais ativos pela luta dos direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros do Piauí, esteve pela primeira vez presente na Caminhada da Fraternidade, realizada neste domingo (8). Marinalva Santana, integrante do Matizes, informou que os integrantes foram bem recebidos pela população que participou do evento.
“Fomos instigados a participar por causa do tema da Campanha da Fraternidade (que trata sobre liberdade e combate ao tráfico humano com o lema ‘É para a liberdade que Cristo nos libertou’). Levamos as nossas bandeiras e ficamos felizes ao ver a quantidade de idosos que queriam tirar foto com a gente e os jovens de pastorais que se identificaram. São aspectos positivos”, avalia a ativista.
O grupo recebeu o apoio do governador Zé Filho.
O próprio papa Francisco declarou em 2013, em sua vinda ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude que os gays não deveriam ser marginalizados. "Se uma pessoa é homossexual e procura Deus e a boa vontade divina, quem sou eu para julgá-la?", declarou.
Entretanto, Marinalva afirma que a o homossexualidade ainda é um tabu na religião. “Mesmo havendo uma disposição em se falar sobre o tema, ainda há discriminação. É um assunto que não é muito palatável dentro da Igreja”, comentou.