O sistema O DIA de Comunicação inicia a série de entrevistas com os sete candidatos que disputam a vaga de governador do Piauí na eleição geral deste ano. O critério utilizado para definir a sequência de entrevistas é a ordem alfabética do nome dos candidatos. Seguindo essa ordem, o primeiro entrevistado é o jornalista e professor da Uespi -Universidade Estadual do Piauí, Daniel Solon (PSTU).
Durante a entrevista, Daniel denunciou as desigualdades impostas pelo atual sistema eleitoral brasileiro, que ele chamou de antidemocrático, e pediu mudanças como a proibição do financiamento privado de campanha.
Foto: Assis Fernandes/ODia
"Para nós a corrupção já começa no financiamento de campanha. As empresas não depositam dinheiro em candidatos por serem boazinhas, mas enxergam o período eleitoral como investimento e existe aquela máxima que eu concordo que diz que 'quem paga a banda escolhe a música'. Os candidatos que são financiados por estas empresas já vão comprometidos caso eleitos", declara Daniel Solon.
O candidato também declarou que o PT atualmente governa tal qual o PSDB e o PMDB. "No Piauí também fizemos um esforço de unificar essas legendas de esquerda e direita, mas infelizmente também não foi possível avançar. Mas não por isso que não teremos um diálogo. Os grandes inimigos de fato no Piauí são os partidos da direita e agora o PT que governa tal qual o PSDB e PMDB", diz.
fonte portal o dia