Mais de 100 milhões de litros de água são desperdiçados no sul do Piauí
Desta terra seca, brota água aos montes: com 211 municípios em estado de emergência, milhões de litros de água são desperdiçados em poços jorrantes.
A cada 24 horas, ininterruptamente, a população piauiense deixa de aproveitar uma quantidade de água suficiente para encher 168 piscinas de dimensões olímpicas, de acordo com a Agência Nacional de Água (Ana). É difícil avaliar o quanto se deixa de plantar e colher por causa da falta de aproveitamento dessa água. Um exemplo impressiona: os habitantes do vale, a área mais fértil do Piauí, comem verduras trazidas de Pernambuco e da Bahia.
A área dos poços jorrantes se concentra na altura dos municípios de Cristino Castro, Bom Jesus, Alvorada do Gurguéia, Palmeira do Piauí e Colônia do Gurguéia, a distâncias que variam de 550 km a 700 km da capital do Estado. Quem segue pela rodovia Transpiauí (BR-135) tem a oportunidade de avistar os poços.
O morador João Modesto, residente no vale do Gurguéia acredita que a água que derrama aos montes diariamente é “uma dádiva de Deus e ele não vai deixar que isto se acabe”. Mas a verdade é que a água é um recurso finito e bem longe de ser algo que o desperdício não afetará.
Moisés Barjud Filho, professor do Colégio Agrícola de Teresina da Universidade Federal do Piauí, morador da cidade de Bom Jesus e pesquisador, afirma que a questão do desperdício na região é mais preocupante do que parece. Ele alerta para a possibilidade de escassez do recurso se não forem contidas as vazões.
Barjud coloca ainda que a questão tem que ser pensada não só como um problema governamental, mas como algo que envolva toda a comunidade. “É um problema só do governo? Não! Não, o culpado sou eu, que vi o cenário no ano 2000 e me acomodei, é o morador das comunidades próximas aos desperdícios que prefere olhar para o próprio umbigo dizendo que não tem nada a ver com isso, porém não sabe ele, que o derrame de agua é tão grande que somente em uma hora a agua desperdiçada deste poço daria para encher aproximadamente 3 caminhões pipa de 15.000 litros”, coloca.
fonte portal o dia