TERESINA já registra 311 estupros contra mulheres em 2014
A menos 334 mulheres foram estupradas só este ano em Teresina. Os dados constam de anotações no livro de ocorrências do 'SAMVVIS' – Serviço de Atenção as Mulheres Vítimas de Violência Sexual – órgão do governo do Estado que funciona dentro da Maternidade Evangelina Rosa na capital. O Samvvis é dirigido pela médica voluntária Maria de Deus Castelo Branco.
De janeiro a julho foram 260 casos. Somando-se os casos de agosto, até esta data, já são 311. As ocorrências são anotadas, porque as vítimas obrigatoriamente são encaminhadas pela Polícia para perícia. Hoje, o Samvvis conta com seis médicas especialistas para examinar as vítimas, cuja maioria, é formada por crianças, e adolescente de zero a 19 anos.
CONTAGEM MÊS A MÊSO livro de registro do Samvvis tem anotado caso a caso, mês a mês. Em janeiro, foram 34 estupros, fevereiro 29, março 38, abril 55, maio 41, junho 32 e julho 46.
MÉDIA DE IDADETomando como base o mês de julho, tem se uma ideia da média de idade das vítimas. Foram 46 casos registrados, dos quais, 30 dessas meninas tem de zero a 13 anos. 9 delas tem entre 14 a 18 anos e 7 das vítimas, acima de 19 anos.
ESTUPRADORO Samvvis anota também, a origem do estuprador. Em 50% dos casos o estuprador está qualificado como “outros”. Nesse item enquadra-se um parente, amigo, namorado, etc. 25% são de origem desconhecida. 12% são praticados por vizinhos. 6.3% pelo padrasto. 3.5% pelo pai e 3.1% por um tio. Em todos os casos é instaurado inquérito policial e encaminhado ao Ministério Público.
fonte 180graus
Repórter: Pedro Alcântara