Famílias do Residencial Pedro Balzi recebem manhã de cidadania e serviços
A ação foi realizada pelo Centro de Atenção Psicossocial da zona Sudeste III, no objetivo de descentralizar seus serviços e atender a maior quantidade de famílias.
Centenas de família do Residencial Pedro Balzi foram atendidas na manhã deste sábado (13) com uma manhã de cidadania promovida pela Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (Semtcas). A ação aconteceu no Centro Municipal de Educação Infantil Pedro Balzi, localizado dentro da comunidade.
Fotos: Marcela Pachêco/ODIA
Na programação, as crianças atendidas pelo Bolsa Família passaram por uma verificação de condicionalidade de saúde, dentre outros serviços que atenderam à toda a família.
Na área da saúde, as famílias beneficiadas assumem o compromisso de acompanhar o cartão de vacinação e o crescimento e desenvolvimento das crianças menores de sete anos. As mulheres na faixa de 14 a 44 anos também devem fazer o acompanhamento e, se gestantes ou nutrizes (lactantes), devem realizar o pré-natal e o acompanhamento da sua saúde e do bebê.
As condicionalidades se referem aos compromissos que devem ser assumidos tanto pelas famílias que recebem o benefício do Programa Bolsa Família e o poder público, com a meta de ampliar o acesso dessas famílias aos seus direitos sociais básicos.
A ação foi realizada pelo Centro de Atenção Psicossocial da zona Sudeste III (Caps Sudeste III), no objetivo de descentralizar seus serviços e atender a maior quantidade de famílias. Mais de 10 mil famílias são assistidas pelo centro de assistência da Prefeitura de Teresina.
“O território é amplo e tentamos fazer acontecer os serviços da forma mais descentralizada possível para facilitar a vida da comunidade. A sede do Cras seria apenas a referência”, afirmou a gerente do Caps Sudeste III, a assistente social Kânia Brito.
Ainda para assistente social, a população ainda precisa absorver melhor as informações repassadas pelo Cras, que conta com parcerias de lideranças comunitárias e escolas do Residencial Pedro Balzi.
Estudantes dos cursos de nutrição, fisioterapia, enfermagem e direito de uma faculdade particular de Teresina também contribuíram durante a manhã de cidadania, com serviços de assistência jurídica, avaliação nutricional e postural, aferiação de pressão arterial, teste de glicemia, dentre outros.
“Pra gente fazer responsabilidade social é muito importante, além da gente enquanto cidadão para prestar serviços à quem precisa”, disse Moema Bona, representante da instituição de ensino superior, acerca da participação na ação social.
Um dos serviços mais procurados pela população foi os da área de estética, realizados pelos alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no Piauí (Senac-PI). A professora do curso de Estética, Apoena Torres, acredita que a demanda surge por ser um serviço caro e inacessível à população mais carente. “São bons produtos utilizados, que a pessoa sente a diferença, se sente cuidada e todos gostam”, frisou.
A população também comemorou a manhã de cidadania. Para a dona de casa Samara Lima foi uma oportunidade de ter num mesmo local e num mesmo dia vários atendimentos que a comunidade não tinha acesso. “Aqui no Pedro Balzi é a primeira vez, onde muita gente precisa, mas não tem como ir atrás”, assim afirmou a mãe beneficiada.