Lama e poeira invadem via da Pedra Mole e moradores pedem calçamento
População comenta que, há um mês, uma equipe fez a terraplanagem da rua, mas os equipamentos foram retirados do local.
Os moradores da Rua Comendador Pedro Alelaf, localizada no bairro Pedra Mole, zona Leste de Teresina, reclamam que, de todas as ruas do bairro, apenas esta não possui calçamento. Além disso, a população denuncia que a via consta como calçada em registro da Prefeitura Municipal de Teresina, porém a realidade é outra completamente diferente.
A diarista Maria da Graça da Silveira, de 35 anos, conta que reside no local desde a fundação do bairro e que a via nunca recebeu qualquer tipo de atenção por parte do poder público. “Sempre fazem reunião para dizer que vão asfaltar e pedem para aguardarmos um mês, que vão pegar o material para fazer, mas a gente espera e esse material nunca chega”, disse.
Há um mês, uma equipe foi ao local fazer o nivelamento da via, informando que seria colocado o calçamento. Entretanto, as máquinas foram retiradas do local e, até o momento, a obra não teve início.
Maria da Graça diz que a Prefeitura alega não ter verbas para realizar a obra e disse também possuir um documento onde afirma que a rua já foi contemplada com calçamento. “A gente está com essa folha e vai levar diretamente para a Prefeitura. Na semana passada, a representante do bairro foi lá e disseram que, até o final do ano, é para o calçamento sair, mas eles sempre dão a mesma justificativa”, disse.
Foto: Jailson Soares/O Dia
SDU/Leste garante que a Rua Comendador Pedro Alelaf receberá a pavimentação até o final deste ano
O chão de terra e as águas do esgoto escorrendo pela rua dificultam a passagem de veículos e pedestres, além da lama e sujeira que invadem a via. “Toda a água que corre, junta e fica esse monte de lama, inclusive com as crianças pisando e ficando doente. Esse lugar é esquecido por todos”, lamenta.
Já a dona de casa Cássia Nayara, de 25 anos, disse que, em período chuvoso, a situação da via fica ainda pior. “Quando chove, fica tudo alagado, cheio de lama e quase não dá para andar, de tanta lama. A água escorre e sai levando tudo, e, às vezes, até invade algumas casas. Já nesse período seco a poeira é muito grande e incomoda muito”, relata.
A Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU/Leste) informou que a Gerência de Serviços Urbanos retirou as máquinas do local para que os equipamentos passassem por manutenção e que, em 15 dias, voltariam à Rua Comendador Pedro Alelaf para que a Gerência de Obras assuma a responsabilidade. A SDU/Leste deu um prazo de quatro meses para concluir o calçamento da via.