Campanha Conselheiro Cidadão do Piauí será lançada na próxima segunda (15)
A Sociedade Civil Organizada está mobilizada para realizar uma campanha que visa despertar a necessidade de efetivar o uso de critérios técnicos na escolha de Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Piauí. A Campanha Conselheiro Cidadão será lançada na próxima segunda-feira, dia 15 de setembro, às 9h30, no auditório do Sebrae, e já conta com a adesão de aproximadamente de trinta entidades, entre elas, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, os Conselhos de Contabilidade, Administração e Economia, Ministério Público de Contas do Piauí, Grupo Matizes, Força Tarefa e, a nível nacional, a Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON).
O secretário geral da OAB-PI, Sebastião Rodrigues, afirma que, como Casa da Cidadania, a Seccional apoia a Campanha Conselheiro Cidadão, que tem legítimo pleito e é fruto da mobilização de vários setores da sociedade que clamam por uma maior transparência na escolha de Conselheiros. “Essa campanha quer incentivar a candidatura de cidadãos que cumpram os requisitos legais para o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, bem como provocar a devida mobilização ao Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 329/13, em tramitação na Câmara dos Deputados, que pede a mudança no processo de escolha dos conselheiros”, explica o secretário.
Durante o lançamento, será apresentado o manifesto da Campanha que enumera pontos defendidos pelo movimento e alerta à população sobre a necessidade do debate. As entidades e instituições lutam por uma forma mais democrática no processo de escolha, vislumbrando a possibilidade de que qualquer organização da sociedade civil possa participar efetivamente.