domingo, 2 de agosto de 2015

Legalizada como esporte, vaquejada sofre críticas por maus-tratos a animais

Legalizada Como esporte, sofre vaquejada Críticas POR maus-tratos a animais

Quem pratica Uma Atividade, Analisa com frustração a Iniciativa de proporcionalidade Uma proibição da Atividade. Já OS defensores dos animais comemoram Uma Ação

Prestes a Completar Três Anos de Criação, a Lei 6.265 de 27 de agosto de 2012, Que regulamenta avaquejada Como Prática esportiva e cultural no Estado do Piauí, levantapolêmicas Até Hoje. Emnível regional, hum capitalpiauiense também regulamentou a Prática atraves da Lei Municipal de Teresina n.º4.381 / 2013. Contudo, emrecente decisão, a Procuradoria-Geral de Justiçado Piauí Propos Uma AçãoDireta de Inconstitucionalidade (ADI) regime contraambas Como leis alegando acontramão dos Textos Ao Atual proteçãoao de Meio Ambiente.
Foto: Jailson Soares / ODIA

A cultura secular do Vaqueiro E NÃO Nordeste. O homem que, trajado Como Gibão, Chapéu, guarda -. ​​peito, Perneira e Luvas, Todas Feitas de coro deanimal, vai buscar o boisolto nenhuma sertão Faz parte da Constituição histórica dasregiões Nordestinas Maistarde, Além fazer exercíciocotidiano, vaqueirospassaram OS exibir um SUAS Habilidades nd capturade animais Como forma de Diversão constituindo, Assim, Como Primeiras Vaquejadas.

Quem pratica Uma Atividade, Analisa com frustração a Iniciativa doMinistério Público empropor hum inconstitucionalidadedas leis. Já OS defensores dos DIREITOS dos animaiscomemoram hum hum açãocomo Passo a maispara a Proteção da saúdedos bichos.

O MP propõe, atravésdo Centro de Apoio Operacionalde Defesa do MeioAmbiente (CAOMA), queas leis afrontam a Constituição Federal (art. 237, §1º, VIII) eA ConstituiçãoEstadual (art 225., § 1º, VIII), que incumbem aoPoder o Público Dever de Proteger Uma fauna de eA flora, vedadas Sendo coloquem Como práticasque em Risco suafunção ecológica, provoquema extinção de especie sou submetam OS animaisà crueldade.

Um visto de Ação garantir Obem-estar dos animaisenvolvidos nsa eventos de Vaquejadas, que São realizadosatravés das disputasem Uma deareia pista, Onde Dois Cavaleiros, Cavalos Sobre, enquadrame tentam derrubar o boiaté hum Ponto determinado.Segundo associaçõesde Proteção aos animais, Uma Conduta ENVOLVE Uma série de Riscos À dosbichos Saúde.

"O estresse cronico estimuladonos animais, atraves de varias SUAS Participações sas eventos, abre Uma Janela de possibilidade Paragrafo Doenças. Oanimal passa a ter liberação constante de adrenalina, de cortisona eisso vai influenciando Toda SUA Estrutura Fisiológica, deixando de ELE suscetível a Doenças ", Afirma amédica veterinária e diretoratécnica da Associação Piauiense de Proteção e Amor AOS Animais (APIPA), Roseli Klein.

Já o vereador Samuel Bezerra, um dos Responsáveis ​​Pela Defesa da lei de Regulamentação da vaquejada em nivel municipal, Afirma Que Uma Atividade EUM Bem Paragrafo cultural o Piauí e que TEM Muito evoluído nsa Conceitos de Cuidados animais. "Entendemosque hum hum vaquejadaé evento hámuito cultural praticado Nenhum Piauí.Também entendo que Uma vaquejada TEM evoluídocom Passar dos anos, profissionalizado temse, E esportiva umaatividade quemais gera Emprego e renda no Nordeste, Além de estarprimando também pelacultura de cuidado com osanimais. Hoje, o gado que écolocado na Duas vaquejada FAZ corridas, Nao Máximo, sem FALAR nsa aparelhosde Proteção Que Tem semodernizado. A vaquejada è importante para à História, par o cunho Econômico e è importante Paragrafo Opovo nordestino ", finaliza o vereador.

fonte portal O Dia