No Dia do Professor, ministro conhece a escola Augustinho Brandão
Aloizio Mercadante ressaltou que a escola sempre chamou a sua atenção pelos resultados.
Como forma de parabenizar e conhecer de perto o diferencial da Unidade Escolar Augustinho Brandão, localizada no município de Cocal dos Alves, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e o governador Wellington Dias, inauguraram nesta quinta-feira (15), Dia do Professor, a reforma e ampliação da escola, bem como da quadra poliesportiva. No total foi investido recurso no valor de R$ 355.565,66 proveniente do Fundeb.
Fotos: Raoni Barbosa/CCOM
Aloizio Mercadante ressaltou que a escola sempre chamou a sua atenção pelos resultados. “A escola possui 150 medalhas e menções honrosas e sempre se destacou por funcionar numa região tão carente e obter resultado tão espetacular. E de lá pra cá, isso só cresceu, se estendeu ao Ideb ao Enem e mostra que é um processo educacional muito sólido e consistente. Era uma escola muito pequena, hoje ela está ampliada, modernizada, com biblioteca, laboratórios e esse tem que ser o caminho do Brasil”, falou o ministro.
Segundo o governador, o fato de o ministro ter escolhido uma escola do Piauí para visitar no Dia do Professor é uma deferência. Wellington ressaltou que o Mercadante desejava conhecer a estrutura e entender a razão dessa escola conseguir resultados positivos nas olimpíadas e avaliações do Enem. “O que pretendemos é levar essa experiência para outras cidades. Temos cerca de 600 escolas estaduais e destas 151 atingem uma nota de qualidade acima da média nacional. Então, queremos trabalhar para que as outras também possam alcançar esse objetivo. Humildemente, queremos aprender com quem faz bem. Vamos ver os pontos que fizeram a diferença e multiplicar esse modelo”, explica o governador.
Na oportunidade, o governador assinou a mudança de nível e cargo dos professores, em relação a 2014, autorizou a implantação de um polo da Universidade Aberta e a abertura de um Ponto de Cultura em Cocal dos Alves.
Na Unidade Escolar Augustinho Brandão, os alunos são motivados por todos os professores. “Somos uma família, eles têm respeito e carinho da mesma forma que temos por eles. Nossa relação é mais do que professor e aluno. Eles ficam de 7h30 até 16h30, tem um lanche, um almoço e outro lanche. Tem o apoio de nutricionista regional de educação, responsável pela elaboração do cardápio e uma alimentação balanceada”, diz Aurilene Vieira de Brito, diretora da unidade.