domingo, 31 de janeiro de 2016

Miguel Alves: Rio Parnaíba transborda e alaga ribeirinhas


Miguel Alves: Rio Parnaíba transborda e alaga ribeirinhas

Dez famílias já foram levadas para escolas no município e bairros são tomados pela água

Depois dos municípios de Dom Inocêncio, Julio Borges e Curimatá, a situação complica agora no município de Miguel Alves, que fica a 118km de Teresina. A preocupação dos moradores no município é com a cheia do Rio Parnaíba, que já transbordou, deixando famílias desabrigadas.
O nível da água avançou bastante e cerca de 10 famílias foram retiradas das áreas de risco e levadas para escolas do município. No bairro Alto Bela Vista, a água tomou ruas e invadiu casas, causando preocupação nos moradores.
Mesmo com o retroceder das águas, de ontem para hoje, os moradores ainda estão preocupados. Como estamos apenas no início do período chuvoso, a tendência é de que nos próximos dias o nível do rio suba mais ainda, afetando mais famílias.
Na última sexta-feira (29/01) a prefeita de Miguel Alves, Dra. Salete Rêgo, visitou famílias ribeirinhas que estão em área de risco. Ela disponibilizou equipes da Secretaria de Assistência Social, que seguem em plantão, para ajudar no transporte das famílias que precisam deixar suas casas.
rio1.png
Hoje, até a publicação desta reportagem, ainda não havia chovido no município, mas quando falamos com o correspondente Fábio Ribeiro, ele nos informou que já ventava bastante e que o tempo estava completamente fechado.
rio2.png
AJUDA DA DEFESA CIVIL PELO PIAUÍOntem a Defesa Civil do Estado anunciou o envio de alimento e produtos de higiene para desabrigados do município de Dom Inocêncio, isolado por conta das chuvas. Na cidade barragens romperam e riachos transbordaram. Para chegar ao município, somente de bote. Quase 40 famílias tiveram de deixar áreas de risco e estão abrigadas em escolas.
MAIS FOTOS DA SITUAÇÃO DAS FAMÍLIAS EM MIGUEL ALVES
mg1435.jpg
mg1386.jpg
mg1433-1.jpg
mg1434.jpg

fonte 180graus.com

Acusado de matar radialista é preso novamente em Picos


Acusado de matar radialista é preso novamente em Picos

Jader de Moura já responde por homicídio praticado contra o empresário Tatonho Silva, crime ocorrido no ano de 2008


Por volta das 6h deste domingo (31/01) uma equipe da Força Tática, Serviço de Inteligência e policiais militares do 4° BPM, deram cumprimento a um mandado de prisão contra Jader de Moura Coqueiro.
A prisão aconteceu em uma casa no bairro Passagem das Pedras, na cidade de Picos, distante 308 km de Teresina. Segundo o comandante da PM de Picos, tenente coronel Wagner Torres, Jader estava atuando na venda de drogas.
CRIME CONTRA RADIALISTA
Jader de Moura já responde por homicídio praticado contra o empresário e radialista Tatonho Silva, crime ocorrido no ano de 2008, e é acusado agora de realizar vários assaltos na região de Picos.
O radialista e empresário Tantonho Silva foi assassinado no dia 07 de maio de 2007 na zona rural de Picos. “Jordão” e o mototaxista José Cleudimar Pereira, mais conhecido por “Amaral”, seguiram a vítima para roubar a quantia apurada em uma festa promovida pelo radialista. “Jordão” foi condenado a 20 anos de prisão e “Amaral” a seis anos.
O caso gerou comoção em todo o Sertão piauiense pois Tantonho Silva era muito conhecido e apresentava o programa radiojornalístico de maior audiência na região na FM Cidade Modelo. Ele também era diretor-geral da emissora e o maior promotor de festas de todo o Sertão piauiense.
NOVAS PRISÕES
Jader, que até o momento estava foragido da Justiça, havia sido preso em novembro do ano passado juntamento com dois comparsas quando planejavam um assalto à casa de um empresário na cidade de Santo Antônio de Lisboa, a 36 Km de Picos.
O comandante Wagner Torres relata que o acusado é de "alta periculosidade".
Após a prisão, ele foi encaminhado para o distrito policial juntamente com duas balanças de precisão, quatro trouxinhas de maconha e uma pedra de crack apreendidas com o acusado.   

fonte portal o olho



Carro em que Chambinho do Acordeon estava é alvejado com quatro tiros em Teresina


Carro em que Chambinho do Acordeon estava é alvejado com quatro tiros em Teresina

O cantor Chambinho do Acordeon, interprete de Luiz Gonzaga no cinema, usou o perfil pessoal da rede social – Facebook para relatar momentos de medo e tensão na madrugada de sábado (30) em Teresina. Após sair de uma apresentação em uma casa de show localizada na Zona Leste, o automóvel em que estava foi alvejado por pelo menos quatro tiros por uma pessoa que estava em uma motocicleta.  O cantor não foi atingido, mas declarou que os tiros foram em sua direção. 
Chambinho do Acordeon estava acompanhado de um amigo identificado apenas como Afonso de Brasília, que é proprietário do veículo.  No relato, ele conta que estava na Avenida Nossa Senhora de Fátima, nas proximidades do local em que havia se apresentado na noite de sexta (29).  
O cantor disse ainda que não possui suspeitos de quem poderia ter realizado isso contra ele, pois acredita não ter desavenças pessoais com ninguém. Ele agradece a todos que enviaram mensagens de apoio.  
Segundo o delegado Ademar Canababrava, do 12º Distrito Policial, as vítimas prestaram depoimentos na Central de Flagrantes e, até o momento, não há suspeitos. 
“Podemos dizer que foi uma tentativa de homicídio porque durante a ação houve quatro disparos contra o carro, e um atingiu de raspão o braço do motorista. Mas, também, não sabemos se foi para intimidar ou uma tentativa de assalto já que eles estavam saindo de um show possivelmente com dinheiro", disse o delegado. 
Canabrava comentou que o suspeito parou a motocicleta ao lado do carro, chegou a bater no vidro, e somente depois disparou. Eles estavam parados em um sinal de trânsito. O delegado vai solicitar imagens das câmeras de segurança da região.  "O estranho é que quando é um assalto, geralmente, são duas pessoas e, nesse caso, havia apenas um indivíduo na moto", acrescentou o delegado. 
O portal  tentou contato com a assessoria de imprensa do cantor, mas até o momento não obteve retorno. 
Segue relato na íntegra do cantor
“ESTAMOS VIVOS! HOJE TIVE A PROVA QUE DEUS EXISTE NÃO ERA A HORA!! Já que vazou vou contar por aqui! Ao sair de uma bela apresentação em TERESINA no água de chocalho, O carro do amigo Afonso de Brasilia foi alvejado com QUATRO TIROS em minha Direção...Estávamos no primeiro quarteirão da Av Nossa Sra de Fátima ao lado do Água de Chocalho.. Quando um elemento em uma moto fez os disparos do lado do passageiro. Graças ao nosso senhor Jesus Cristo estamos ilesos!! Só o nosso amigo que o estilhaço do vidro atingiu o braço!!! Qual será o motivo?? Não tenho desavenças pessoais com NINGUÉM, Confundiram o carro??? Ou querem fazer o mal comigo?? ESTAMOS VIVOS !!! ATÉ AONDE VAI ESSA MALDITA VIOLÊNCIA????? Logo no Piauí?? Não acredito que isso aconteceu ou está acontecendo!! Agradeço o apoio de todos!! A VIDA SEGUE!!!”

fonte cidadeverde.com

Fiscalização Operação Paredões fiscaliza 177 veículos em Parnaíba


Fiscalização

Operação Paredões fiscaliza 177 veículos em Parnaíba

As diligências aconteceram nos bairros Do Carmo, Alto Santa Maria, São Benedito e Conjunto Broderviller.

Na noite deste sábado (30), a Guarda Municipal de Parnaíba e representantes da Secretaria do Meio Ambiente deflagraram a Operação Paredões, que fará parte da Operação Parnaíba Segura que tem o objetivo de reduzir a incidência de crimes na cidade. 
Imagem: DivulgaçãoOperação Paredões em Parnaíba(Imagem:Divulgação )Operação Paredões em Parnaíba
As atividades da Operação Paredões duraram até às 0h, e foram feitas fiscalizações em paredões de som e em veículos com som automotivo que acabam cometendo crimes ambientais, porque desobedecem a Lei do Silêncio, a legislação referente ao Sossego Público, e também os aspectos ligados ao código de trânsito brasileiro. 

Foram abordados 120 carros, 50 motocicletas, 07 carros com som automotivo, 200 pessoas, além de dois trailers. Duas motocicletas abordadas foram notificadas. As diligências aconteceram nos bairros Do Carmo, Alto Santa Maria, São Benedito e Conjunto Broderviller.

Imagem: DilvulgaçãoGuarda municipal abordando veículo durante Operação Paredões em Parnaíba (Imagem:Dilvulgação )Guarda municipal abordando veículo durante Operação Paredões em Parnaíba

fonte gp1

PI-247 Acidente deixa uma pessoa morta e outra ferida em Uruçuí


PI-247

Acidente deixa uma pessoa morta e outra ferida em Uruçuí

As vítimas estavam indo do município de Landri Sales para Uruçuí realizar trabalhos de revitalização de algumas ruas da cidade.

Na noite deste sábado (30) um homem veio a óbito e outro ficou gravemente ferido, após acidente com caminhão na PI 247, nas proximidades do município de Uruçuí, no interior do Piauí. 

As informações iniciais dão conta de que o motorista, identificado apenas por Nilson, perdeu o controle da direção, após falhas no freio do caminhão carregado com pedras para calçamento de ruas e, com isso, o passageiro, Valdemir de 37 anos, saltou do veículo e ficou imprensado pelo automóvel que colidiu com um barranco às margens da via.
Imagem: PortalRVAcidente deixa uma pessoa morta e outra ferida em Uruçui (Imagem:PortalRV)Acidente deixa uma pessoa morta e outra ferida em Uruçui
O condutor foi socorrido e levado para o Hospital Regional de Uruçuí e encontra-se com o quadro de saúde estável. O corpo do passageiro Valdemir foi removido do local do acidente. As vítimas estavam indo do município de Landri Sales para Uruçuí realizar trabalhos de revitalização de algumas ruas da cidade. 
Imagem: PortalRVO caminhão estava carregado com pedras (Imagem:PortalRV)O caminhão estava carregado com pedras

fonte gp1*Com informações do PortalRV


Mudança Sistema de trânsito de Parnaíba será municipalizado


Mudança

Sistema de trânsito de Parnaíba será municipalizado

De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), cabe às prefeituras administrar todas as ações ligadas ao trânsito.

O diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), Arão Lobão, assina, nesta segunda-feira (1º), às 9h, no salão da Escola Piauiense de Trânsito (EPT), em Teresina, o convênio de operacionalização dos serviços de municipalização de trânsito na cidade de Parnaíba.
Imagem: DivulgaçãoSistema de trânsito de Parnaíba será municipalizado(Imagem:Divulgação)Sistema de trânsito de Parnaíba será municipalizado

De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), cabe às prefeituras administrar todas as ações ligadas ao trânsito, como planejamento, operação e fiscalização, não apenas no perímetro urbano, mas também nas estradas municipais.

“A municipalização do trânsito é uma ferramenta importante no combate aos acidentes. Além disso, há geração de empregos, recolhimento de impostos e o mais importante, que é o cuidado com a vida dos cidadãos”, ressalta o diretor do Detran.

Com o convênio, a cidade de Parnaíba passa a recolher o valor pago pelas multas cometidas na cidade e iniciará o processo de municipalização, passando a ser incluído no Sistema Nacional de Trânsito. Entre os benefícios da municipalização estão, por exemplo, convênios com o Governo Federal para disciplinamento do tráfego e a realização de atividades de educação para o trânsito.

Parnaíba fica a 340 quilômetros da capital piauiense. Segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade possui população estimada em 145.705 habitantes. De acordo com dados do Detran-PI, a frota do município é de 83.690 veículos.

fonte gp1

Vendedores reclamam de crise no Corso 2016

Vendedores reclamam de crise no Corso 2016

Além de uma festa popular, o Corso também é uma forma de levantar uma renda extra.

Ao que parece, a crise afetou o Corso 2016. Com o número reduzido de caminhões e de foliões na Avenida Raul Lopes, a festividade ficou longe daquela que um dia foi consagrado como maior Corso do Mundo. Não só a avenida sentiu o peso da crise, mas também, os barraqueiros que viram suas vendas caírem com relação aos anos anteriores. 

Além de uma festa popular, o Corso também é uma forma de levantar uma renda extra. No local, em meio aos festeiros, também encontramos os barraqueiros, que cuidam da alimentação dos foliões, os vendedores de adereços e os catadores de latinha. 

Crise nas barraquinhas de alimentação 


Este é o terceiro corso da cozinheira Cristina Monção. Esse ano ela sentiu na pele e no bolso o peso da crise. De acordo com ela, o jeito foi baixar os preços, para não ficar no prejuízo. “Diminuiu muito em relação ao ano passado. O que ainda estamos vendendo é arrumadinho. As bebidas, o pessoal traz tudo de casa, aí ficamos quase que no prejuízo. Tivemos que baixar os preços, porque senão, não venderíamos”, contou ao portal.
Imagem: Lucas Dias/GP1Vendedora no corso de Teresina(Imagem:Lucas Dias/GP1)Cristina Monção relata que vendas foram afetadas pela crise
Já a dona Raimunda foi ao Corso pela primeira vez este ano, mas a sensação é a mesma. Assim como Cristina, ela vendeu em sua barraca, comidas e bebidas. “Trouxe minha barraca por que tenho conhecidas minhas que sempre trouxeram e se davam bem. Mas minhas vendas tão muito fracas. O que ainda tá saindo é arrumadinho”, observou. 
Imagem: Lucas Dias/GP1Vendedora corso Teresina(Imagem:Lucas Dias/GP1)Dona Raimunda reclama de vendas fracas no Corso 
Ricardo Alves, já trabalhou várias vezes no Corso. Na sua barraquinha também tem comida e bebida. Ele reclama que além das vendas diminuírem, a alegria do Corso deste ano, também foi menor. “As vendas reduziram muito comparada ao ano passado. Caíram de 20 a 30%. Mas além das vendas, senti que o Corso tá menos animado. Não senti aquela alegria contagiante”, ressaltou o cozinheiro.
Imagem: Lucas Dias/GP1Vendedores corso Teresina(Imagem:Lucas Dias/GP1)Ricardo Alves com Flávio Diansã, os dois são donos da barraca

Barracas de adereços também sofrem queda nas vendas 


Mas não foram só as barraquinhas de comida e bebida que sentiram o peso da crise, de acordo com o Victor, as vendas dos adereços, também reduziu. “Não vendi ainda quase nada essa hora [22 horas]. Diminuiu muito mesmo”, declarou o vendedor.
Imagem: Lucas DIas/GP1Vendedor corso(Imagem:Lucas DIas/GP1)Victor reclama de redução nas vendas 

A história do pequeno catador Gabriel 


O Gabriel tem 10 anos, e é morador do bairro Santo Antônio. Ele contou ao portal, que a mãe dele não gosta que ele a ajude, pois pra ela, ele só tem que estudar. Mas, a criança diz fazer questão de participar do Corso, para ajudá-la. A mãe vende cerveja em um isopor. Enquanto isso, o Gabriel percorre a avenida, atrás de latinhas. Pergunto se ele está cansado, ele responde pronto, com sorriso no rosto: “Estou não, tenho muita força”.
Imagem: Lucas Dias/GP1Menino com latinhas(Imagem:Lucas Dias/GP1)Gabriel organiza as latinhas próximo a mãe 
Ele tá bem longe de saber o significado da crise do Brasil, mas sabe bem o que é passar necessidade. “Eu junto latinha pra ajudar minha mãe pra depois vender na Miguel Rosa”, e assim conclui novamente a prosa, com um belo sorriso no rosto. 

fonte gp1

sábado, 30 de janeiro de 2016

Strans interdita vias para o Corso 2016

Strans interdita vias para o Corso 2016

Algumas vias das zonas Norte e Leste serão interditadas para dar fluidez ao evento e garantir a segurança dos foliões

Strans interdita vias para a realização do Corso 2016
Para a realização do Corso de Teresina, algumas vias das zonas Norte e Leste serão interditadas para dar fluidez ao evento e garantir a segurança dos foliões. Às 15h deste sábado (30), inicia a concentração dos caminhões a partir do cruzamento das avenidas Duque de Caxias e Marechal Castelo Branco.
Segundo o coronel Jaime Oliveira, diretor de Operação e Fiscalização da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), menos vias serão interditadas em relação ao ano passado. “Ainda na noite do dia anterior (29), todas as vias de acesso à Avenida Marechal Castelo Branco serão interditadas, a partir da Rua Amazonas em direção à Avenida Duque de Caxias. Além de toda a pista onde os caminhões serão concentrados, que se estende desde a rotatória do Atacadão até a rotatória do Cfap”, esclarece.
Os caminhões devem se posicionar no lado da via que fica oposta à margem do Rio Poti. O deslocamento sairá na contra mão da Avenida Duque de Caxias, em direção à Avenida Petrônio Portela, para entrar na Ponte da Primavera e chegar à Avenida Raul Lopes. A dispersão dos caminhões será no Parque Potycabana.
O coronel Jaime Oliveira garante que os transtornos serão menores que os dos anos anteriores. “Estamos bloqueando menos vias em relação ao ano passado. Não bloqueia a Higino Cunha, nem a São Raimundo como no ano passado, por exemplo. O acesso ao Hospital da Primavera não será prejudicado”, assegura.
A Strans irá colocar ainda faixas de sinalização indicando aos motoristas quais vias estarão fechadas para realização do Corso e também elaborou um esquema de operação para garantir a fluidez do trânsito, tanto para quem vai estar no desfile de carros, como para os demais motoristas.
Shoppings fecham
Por conta da movimentação para o evento, os shoppings da cidade terão horário diferenciado neste sábado. O Teresina Shopping, Riverside Shopping e Shopping Rio Poty funcionam das 10h às 16h.

fonte portal o dia

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Ação Policial Homem é preso acusado de realizar assaltos no centro de Teresina


Ação Policial

Homem é preso acusado de realizar assaltos no centro de Teresina

O suspeito reside no Parque Brasil e foi autuado por porte ilegal de arma de fogo.

Na tarde desta sexta-feira (29) um homem identificado como Romulo Viana de Oliveira, foi preso portanto uma arma de fogo na Avenida Área leão próximo Dom Barreto, centro de Teresina. De acordo com o comandante do RONE, coronel Sousa, ele estava planejando fazer saidinhas de bancos.
Imagem: DivulgaçãoRomulo Viana de Oliveira(Imagem:Divulgação)Romulo Viana de Oliveira
“Romulo Viana, na verdade estava praticando assalto nas proximidades do colégio Dom Barreto e estava planejando fazer saidinha de banco também e ainda estava armado com arma de fogo”, disse o coronel Sousa ao portal.

Segundo o coronel, no momento da prisão ele disse que se chamava Josué Silva, mas depois acabou dando a identificação correta. O suspeito reside no Parque Brasil e foi autuado por porte ilegal de arma de fogo.

fonte gp1

Colisão envolvendo 3 veículos deixa feridos na região Sul do Piauí; fotos!


Colisão envolvendo 3 veículos deixa feridos na região Sul do Piauí; fotos!

Um casal de evangélicos da cidade de Alvorada do Gurgueia, região Sul do estado do Piauí, sofreu um acidente na manhã desta sexta-feira (29/01) por volta das 7h, quando seguia viagem na estrada que liga Bertolínia a Manoel Emídio. O fato ocorreu há cerca de 600 metros da entrada da cidade e envolveu três veículos, deixando também outros feridos.
De acordo com o portal Piauí Gospel, pessoas que testemunharam o acidente disseram que os carros envolvidos eram, uma D-20, de Aldenor que faz linha para Bertolínia, um Fiat Uno no qual estava o casal de evangélicos, além de uma ambulância que vinha da cidade de Colônia do Gurgueia, que colidiu atrás da D-20.
Na D-20 o proprietário Aldenor estava com sua filha Elina, já o motorista da ambulância ficou preso nas ferragens e após ser retirado foi levado para o hospital da cidade de Manoel Emídio.
A Polícia Rodoviária Federal chegou logo ao local do acidente para apurar os fatos. Os envolvidos no acidente, que estavam na D-20 e no Fiat Uno, saíram sem ferimentos graves. O Fiat ficou bastante danificado, a D-20 saiu da pista e desceu um barranco.
gos1.JPG
gos2.JPG
gos3.JPG
gos4.jpg

Fonte:180graus.com Com informações do Piauí Gospel


Empresários alegam prejuízo de R$ 15 mil após queda de energia


Empresários alegam prejuízo de R$ 15 mil após queda de energia

Os empresários Egídio Ismael e Jackeline Machado entraram em contato para denunciar descaso da Eletrobras. Segundo os mesmos, somente nesta semana os motores de duas máquinas queimaram por conta de queda de energia. Um prejuízo de cerca de R$ 15 mil reais.

Eles são proprietários da empresa JM Etiquetas e bobinas, uma fábrica de bobinas térmicas e etiquetas, localizada na Rua Almirante Tamandaré 2304, Bairro Pirajá, em Teresina. Os empresários pedem o empenho do governador Wellington Dias para resolver esse problema chamado Eletrobras.

Imagem: DivulgaçãoJackeline Machado(Imagem:divulgação)Jackeline Machado
Imagem: DivulgaçãoEgídio Ismael(Imagem:divulgação)Egídio Ismael
Imagem: DivulgaçãoEmpresa(Imagem:divulgação)Empresa
Imagem: DivulgaçãoMáquina queimada(Imagem:divulgação)Máquina queimada

fonte gp1