Policiais iniciam treinamento para atuar nas Olimpíadas do Rio de Janeiro
Essa semana, 160 concluem a capacitação. Na próxima semana, mais 160 iniciam a Instrução de Nivelamento de Conhecimento - Grandes Eventos.
Teve início nesta semana a capacitação dos policiais militares do Piauí que vão atuar nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, no mês de agosto. A primeira turma de Instrução de Nivelamento de Conhecimento – Grandes Eventos (INC-GE) tem 160 PMs. O curso termina nesta sexta-feira (19).
Na próxima segunda-feira (22), uma nova turma com mais 160 policiais militares inicia o treinamento, totalizando 320 profissionais da segurança pública do Piauí que devem ser destacados para o Rio de Janeiro. Todos eles já atuam na Força Nacional, mas têm que receber essa capacitação voltada para atuação em grandes eventos.
Os participantes estão recebendo aulas de Gestão de Operações em Grandes Eventos, Atendimento Pré-Hospitalar, Busca e Varredura Antibombas, Policiamento de Eventos, Psicologia das Massas, Direitos Humanos, Instrumentos e Técnicas de Menor Potencial Ofensivo, Terrorismo e Contraterrorismo e Medidas Preliminares em Local de Crise.
Foto: Nayara Felizardo/ODIA
Especificamente quanto ao risco de ações terroristas, o coordenador das INC-GE no Piauí, capitão Adelson Gonçalves, informou que os policiais estão sendo treinados para reconhecer situações suspeitas e isolar imediatamente o local até a chegada da equipe antibombas, preservando a segurança de quem está nas imediações. “Isso pode acontecer em aeroportos e, principalmente, nas praças esportivas”, disse o coordenador.
Participam da capacitação, policiais de todas as unidades operacionais do Piauí, como Bope e Rone. Uma das exigências é o teste de aptidão física, feito também por mulheres. “A primeira turma tem uma policial feminina e na segunda turma, duas”, acrescenta o capitão.
Adelson Gonçalves avalia que o público das Olimpíadas gosta de esporte especializado e é menos agressivo do que o público da Copa do Mundo, por exemplo. “Eles vão realmente para ver o espetáculo, são mais tranquilos, embora exija dos profissionais de segurança pública um alto grau de responsabilidade”, destaca o capitão.
A confirmação da ida dos 320 policiais para o Rio de Janeiro só acontece em julho, quando eles devem ser nomeados. De acordo com a assessoria da Secretaria de Segurança Pública, a previsão é que todos os PMs treinados atuem no evento esportivo. A solicitação do envio da tropa é feito pelo Ministério da Justiça, que depende da confirmação do Governo do Estado.
Essa não é a primeira vez que o Piauí destaca policiais para atuarem em grandes eventos nacionais. Na Copa do Mundo, 23 PMs do Batalhão de Choque Montado da Polícia Militar do Piauí atuaram em Fortaleza. Em contrapartida, policiais que integram a Força Nacional de outros estados estão reforçando a segurança no Piauí desde março do ano passado. O pedido de prorrogação da permanência da tropa vem sendo constantemente renovado pelo governador Wellington Dias.
O deputado estadual Robert Rios (PDT) tem contestado o envio de tantos policiais para outro Estado. Ele defende que isso vai fazer o índice de criminalidade aumentar no Piauí. Quanto era secretário de Segurança, no entanto, a prática já existia. Robert alega, porém, que sempre evitava a saída de muitos policiais e autorizada somente, no máximo, 20 PMs.