Sete presos fogem da Penitenciária de Esperantina; veja fotos
São cerca de 400 presos, onde caberiam apenas 144. Na cela onde houve a fuga, era para ter somente quatro detentos, mas tinha quase o dobro
Todos os detentos que estavam na cela 4 do pavilhão B da Penitenciária de Esperantina fugiram por volta do meio dia desta sexta-feira (29). Ao todo, sete presos conseguiram quebrar a laje da cela, chegaram até os fundos do presídio e pularam o muro que dá acesso à mata, usando uma corda artesanal chamada de "teresa".
Segundo o representante do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda, a penitenciária sofre com problemas de superlotação. “São cerca de 400 presos, onde caberiam apenas 144. Na cela onde houve a fuga, era para ter somente quatro detentos, mas tinha quase o dobro”, disse Holanda.
Os fugitivos Antônio Marcos Alves da Silva, Weverson Rodrigues da Silva, Gelcimar Gomes Ferreira, João Francisco Silva Moura, Carlos Eduardo Machado, Rafael Ferreira Lima e Raimundo Moreira de Araújo são dos municípios de Esperantina, Teresina e Piripiri. Os crimes praticados são roubo, tráfico e latrocínio.
Equipes da Secretaria de Justiça estão em buscas dos fugitivos. “Esse é outro problema que enfrentamos. Quando tem uma fuga, é preciso destacar gente para a captura, e ficam menos agentes no presídio”, lamenta Kleiton Holanda.
Neste mês foram capturados 11 fugitivos de penitenciárias, sendo 10 de um grupo de 15 que fugiram da Irmão Guido e um que havia fugido da Casa de Custódia.
Tentativa de fuga e agressão
Ontem, um tentativa de fuga foi registrada na penitenciária de Parnaíba. Ainda nesta quinta-feira, na Casa de Custódia, em Teresina, um detento foi agredido por outros com pedras, por volta das 13h. Ele teria sido levado para o HUT com graves ferimentos na cabeça.
Veja fotos dos fugitivos de Esperantina: