quinta-feira, 26 de maio de 2016

Doutor Pessoa pode ser punido por “mentir” antes mesmo da campanha eleitoral, diz vereador


Doutor Pessoa pode ser punido por “mentir” antes mesmo da campanha eleitoral, diz vereador

Reportagem do O Olho teve acesso à planilha que mostra que o PSD, quando Kassab era o ministro das Cidades, por diversas não liberou recursos

Dr Pessoa diz, em sua propaganda, que obras, como a Ponte Anselmo Dias, teve recurso do PSD; vereador diz que é mentira (Foto: Reprodução)
Doutor Pessoa diz, em sua propaganda, que obras, como a Ponte Anselmo Dias, teve recurso do PSD; vereador diz que é mentira (Foto: Reprodução)

O pré-candidato a prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (PSD), pode ser punido pela Justiça Eleitoral antes mesmo da campanha. O motivo: por “mentir” durante a propaganda partidária do PSD, veiculada nos últimos dias nas TVs locais.

Quem garante é o vereador Antonio José Lira (DEM), que criticou duramente o deputado estadual e pré-candidato a prefeito após vê-lo em sua propaganda afirmando que obras como a Ponte Anselmo Dias teriam a contribuição do PSD para ser entregue pela Prefeitura de Teresina, do adversário, pré-candidato a reeleição Firmino Filho (PSDB).
Segundo o que disse Pessoa na propaganda, a obra teria recursos do ex-ministro das Cidades Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD. “É uma mentira deslavada. Eu nem acreditei quando assisti isso na televisão. E como ele mentiu agora vai ter que responder judicialmente e ser punido. Como é que alguém quer ser prefeito da cidade e já começa mentindo?”, indagou Antonio José Lira.

PP estranha PSD como ‘pai das obras’
O assunto preocupou o PP, do deputado estadual Júlio Arcoverde. Ele apresentou requerimento, nesta quarta-feira (26/05), e solicitou informações à Prefeitura Municipal de Teresina solicitando a captação de recursos para diversas obras.

“Até onde eu sei, ali naquelas obras informadas pelo deputado Doutor Pessoa existem recursos na época em que o PP tinha a indicação do ministério. Lembro do senador Ciro Nogueira e da deputada federal Iracema Portela batalhando em Brasília por recursos para estas obras no Piauí. Então solicitei para esclarecer se há realmente recursos do PSD”, frisou Júlio Arcoverde.

Planilha prova que o PSD não liberou recursos
A reportagem do O Olho teve acesso à planilha da Prefeitura Municipal de Teresina que mostra, de fato, quem destinou, que tipo de recurso e para quais obras de Teresina do período de 2013 a maio de 2016. Segundo essa planilha, conseguida junto à secretaria de Planejamento (Semplan), o total de recursos soma R$ 849,7 milhões, entre propostas voluntárias, repasses do Governo Federal e emendas parlamentares.

Entre as várias obras, há o registro de que o então ministro Gilberto Kassab não liberou por diversas vezes estes recursos. E há a confirmação de que recursos foram liberados pelo PP, através do senador Ciro Nogueira, por exemplo, e até destinação conseguido por adversários dos tucanos, como do deputado federal Assis Carvalho (PT). Veja a planilha na íntegra e em destaque o que não foi liberado por Gilberto Kassab, do PSD:

semplams1

semplams2

semplams3

semplams4

semplams5

fonte portal o olho