terça-feira, 24 de maio de 2016

TCE dá 15 dias para Prefeitura enviar informações sobre concurso da Guarda


TCE dá 15 dias para Prefeitura enviar informações sobre concurso da Guarda

Tribunal quer apurar denúncia de irregularidades apresentada por uma comissão de aprovados no concurso.

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí deu um prazo de 15 dias para que a Prefeitura de Teresina apresente ao órgão de controle toda a documentação referente ao concurso público da Guarda Municipal, realizado em 2015.
A exigência dos documentos foi encaminhada através de ofício pela Diretoria Processual do TCE-PI para o prefeito Firmino Filho (PSDB) e para o secretário de Governo da PMT, Charles Carvalho Camillo da Silveira.
O conselheiro substituto Alisson Felipe de Araújo solicitou as informações para apurar a veracidade da denúncia de supostas irregularidades que teriam ocorrido no certame realizado pela Prefeitura de Teresina.
A denúncia foi apresentada à Ouvidoria do tribunal por uma comissão de aprovados no concurso. Eles alegam que a Prefeitura está descumprindo a lei federal nº 13.022/2014, que determina os limites mínimo e máximo dos efetivos das Guardas Municipais.
TCE-PI encaminhou ofícios ao prefeito Firmino Filho e ao secretário de Governo, Charles da Silveira, cobrando informações sobre o concurso e sobre o pregão realizado pela Prefeitura para contratar empresa de vigilância (Foto: Elias Fontinele / O DIA)
Pelos cálculos dos candidatos classificados, entre 1.500 e 2.000 aprovados deveriam ser convocados. No entanto, a Prefeitura está convocando apenas 50 pessoas.
Em contrapartida, a comissão de aprovados ressalta que, em março deste ano, a Prefeitura realizou um procedimento licitatório destinado a contratar uma empresa de vigilância com o objetivo de resguardar o patrimônio público, que é justamente uma das competências das Guardas Municipais, elencadas no artigo 5º da lei federal nº 13.022/2014.
Para elucidar essa contratação, o TCE-PI também solicita da Prefeitura, no mesmo ofício, informações sobre o pregão eletrônico SRP no 034/2015, realizado pela Secretaria Municipal de Administração (Sema).
A comissão de aprovados argumenta que a Prefeitura pretende contratar 600 vigilantes terceirizados, mesmo havendo cerca de 1.800 candidatos classificados no cadastro de reserva do certame da Guarda Municipal.
Afirmam, ainda, que o Executivo municipal mantém contratos milionários com três empresas de vigilância, e, agindo desta forma, desrespeita o princípio da supremacia do interesse público.
"Em resumo, a cobrança é apenas para que se cumpra a lei. Terceirização não é crime. Porém, quando há concursados os cargos públicos devem ser ocupados por quem obedeceu o legítimo processo legal, a aprovação em concurso público, respeitando assim a Constituição Federal, em seu artigo 37, inciso II. Reiteramos ainda o nosso compromisso com a verdade e com o cumprimento da lei, confiando sempre nos órgãos de controle e fiscalização, na imprensa, no Ministério Público e no Poder Judiciário", pontuou Carlos Tenório, presidente da comissão de aprovados, na nota encaminhada à Ouvidoria do TCE-PI.
A reportagem tentou contato por telefone com o secretário Charles da Silveira, mas as ligações não foram atendidas até as 18 horas desta terça-feira.

fonte portal o dia