Agricultura Familiar movimenta o comércio em Miguel Alves
Mais de 70 agricultores expõem e comercializam seus produtos diretamente com a comunidade.
O município de Miguel Alves recebe nesta sexta-feira (5) e sábado (6), a 4ª Feira da Agricultura Familiar. A atividade faz parte do calendário de feiras do Território Entre Rios e visa promover a comercialização, gerando renda e fortalecendo a agricultura familiar. Excluindo assim o papel do atravessador na comercialização do que é produzido pelo agricultor familiar, que chega a comprar a mercadoria por um preço muito abaixo.
Feira da Agricultura Familiar em Miguel Alves( Foto: Divulgação Emater)
Durante estes dois dias serão oferecidos os serviços de expedição de documentos, corte de cabelo e serviços em gerais de beleza, recreação, desfile e shows. No entanto, o foco maior é trazer os agricultores familiares, aproximando eles mais ainda da comunidade. Para tanto, mais de 70 agricultores expõem e comercializam seus produtos diretamente com a comunidade, com preços bem convidativos e com uma grande variedade.
A primeira feira realizada não aconteceu só no intuito de promover a comercialização, embora essa parte seja importante, mas foi por uma questão política, para mostrar a potencialidade do município e do agricultor local.
“Nota-se que ele precisa de um apoio, e da boa vontade de quem detém força para incentivar o homem do campo. Às vezes, falta suporte, semente e faltam subsídios básicos para a produção. A feira também é uma maneira de mostrar que precisamos de apoio para a implementação de políticas públicas para o meio rural”, disse a presidente do sindicato de Miguel Alves, Kátia Lima.
Inicialmente, o município comercializava apenas através do meio Institucional com apenas nove agricultores fornecendo seus produtos para escolas por meio do Pnae, e hoje 39 agricultores fazem parte deste mercado. “Tudo isto foi conquistado aqui, no espaço da feira, num espaço de empoderamento”, completou Kátia Lima.
Feira da Agricultura Familiar em Miguel Alves(Foto: Divulgação Emater)
Os agricultores locais somam várias vitórias em virtude da realização da feira e uma delas está numa produção orgânica, pois a cada dia a procura se torna cada vez maior por alimentos saudáveis. E a Presidente do Sindicato afirma que estes produtos só são encontrados com facilidade neste espaço.
É oportuno dizer também que se favorece o conhecimento e a troca de experiências, pois durante os dois dias de feira são realizadas palestras e diversas atividades que visam promover a integração e o lazer dos feirantes.
Ressalta-se que a feira de União e Miguel Alves são as duas maiores do Território Entre Rios em termo de participação dos agricultores. O diretor geral do Emater, Marcos Vinicius, destacou a importância de se trabalhar a organização da agricultura familiar, pois esta ação faz com que desde o plantio até a comercialização se possa ter momentos como este, que se reflete na participação massiva de quem produz e de quem consome, e completou: “ Mesmo diante dos desafios e dificuldades, o Emater nunca deixou de contribuir com a agricultura familiar e tem-se feito, buscando as parcerias para que se possa dar o melhor”, afirmou Marcos Vinicius.
Na ocasião foram entregues certificados de participação do curso de fabricação de pães e bolos para as mais de 20 agricultoras familiares dos assentamentos da região.
São parceiros da 4ª Feira da Agricultura Familiar de Miguel Alves, o Emater, Secretaria de Segurança Pública do Piauí, Sasc, Secult, Seduc, Fetag, Nedet, Senar, Delegacia do MDA e os Sindicatos do Território Entre Rios.