quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Defensoria Itinerante contabiliza 8.733 atendimentos no primeiro semestre


Defensoria Itinerante contabiliza 8.733 atendimentos no primeiro semestre

Os dados constam no relatório estatístico apresentado pela Diretoria Itinerante.

Diretor da Defensoria Itinerante, defensor público Afonso Júnior (Foto:Lázaro Lemos)

A Defensoria Itinerante da Defensoria Pública do Estado do Piauí realizou, de janeiro a agosto de 2016, 8.733 atendimentos contabilizados entre as ações diárias da Diretoria e as realizadas integrando as Jornadas da Justiça Itinerante.
Segundo os dados que constam no Relatório Estatístico apresentado pela Diretoria Itinerante, de janeiro a julho foram realizadas 518 audiências e 10 Júris. Também foram abertos 1.628 processos e contabilizados 136 flagrantes. A diretoria registrou ainda um total de 1.027 procedimentos judiciais como petições iniciais, contestações, respostas e acusações, entre outros.
Com relação às Jornadas da Justiça Itinerante, a Defensoria participou de 12 edições no primeiro semestre, sendo que em uma das últimas ações dessa natureza, ocorrida de 02 a 05 de agosto no Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, foram realizados 434 atendimentos e elaboradas 231 petições iniciais.
“Os números que apresentamos são interessantes e demonstram mais uma vez que o trabalho está sendo bem conduzido. A quantidade de audiências foi razoável, comprovando um crescimento e evolução em relação ao ano passado. As perspectivas então são as melhores e essa facilidade da Defensoria Itinerante indo ao encontro da população carente, principalmente nas cidades de difícil acesso, é que vem acarretando o aumento desse nosso atendimento. Hoje em dia todo mundo sabe o que é Defensoria Itinerante. Outro fator que ajudou bastante para a melhoria foi o fato de hoje estarmos instalados em um local de fácil acesso em Teresina, onde a população tem condições de comparecer em grande numero, aumentado nossa demanda. Também realizamos o atendimento periódico que antes só ocorria dentro da Justiça Itinerante. A Constituição garante uma duração razoável do processo e a Defensoria Itinerante procura, mesmo com suas dificuldades, atender a população de forma célere através de uma equipe comprometida e eficiente que muita ajuda na nossa evolução, buscando resultados efetivos dentro das suas possibilidades, o que é difícil porque são 73 Comarcas e mais a Justiça Itinerante, mas temos procurado prestar um serviço digno porque a população está cansada de amadorismo e precisando mesmo é de um trabalho de resultados. Esse é o sucesso da Itinerante”, avalia o diretor da Defensoria Itinerante, defensor público Afonso Lima da Cruz Júnior.
A Defensoria Itinerante da DPE-PI, conta, além da direção do defensor Afonso Júnior, com a coordenação da defensora pública Paula Batista da Silva e com a atuação do defensor público Francisco Cardoso Jales, na 2ª Defensoria Pública Itinerante.

fonte http://www.piaui.pi.gov.br