Bando arromba caixa eletrônico dentro do Instituto Dom Barreto
Grupo teria tentado atacar os dois terminais que ficam dentro do prédio, mas conseguiram levar o dinheiro de apenas um.
Os ataques a terminais bancários de autoatendimento em Teresina têm se tornado cada vez mais frequentes e vem preocupando a polícia e a população. Na manhã desta segunda-feira (21) a ação dos criminosos foi ainda mais ousada. Cinco homens fortemente armados explodiram um caixa eletrônico dentro do Instituto Dom Barreto, no Centro da Capital.
O prédio, que fica localizado nas Ruas 24 de Janeiro e Gabriel Ferreira, tem dois terminais, um do Banco do Brasil e outro do Banco Bradesco, mas apenas um chegou a ser atacado. Até o momento, não se tem informações de quanto a quadrilha teria levado. De acordo com a Polícia Militar, a escola tem segurança 24 horas, mas não se sabe ainda se, no momento da ação, eles estavam presentes e se teriam visto quando os criminosos entraram.
Policiais do 1º BPM se encontram no local para colher mais informações e isolar a área até a chegada da perícia. A polícia está colhendo, também imagens do circuito interno de câmeras de segurança que podem ter registrado toda ação dos bandidos. Espera-se que, a partir delas, seja possível identifica-los.
Ataques em Teresina
Se antes as quadrilhas especializadas em assaltos a bancos agiam principalmente no interior, nos últimos dois meses tem-se percebido a migração destes grupos criminosos para a região metropolitana de Teresina. Somente entre setembro e novembro, a Capital já teve terminais de autoatendimento bancário atacados dentro de um supermercado na zona Leste, uma clínica na zona Norte, em agências no Centro e em uma faculdade.
Em entrevista a uma emissora de TV local, o secretário comentou ainda as ações da polícia para combater estes ataques seguidos a caixas eletrônicos em todo o Estado. “Nós trabalhamos em duas frentes: com a inteligência, para ampliar informações e chegar às quadrilhas, e com o policiamento ostensivo, colocando guarnições em campo à procura desses criminosos e vamos ar a resposta à altura do que eles estão procurando”, destaca o secretário.
As informações que os policiais já estavam à procura naquela região e com a prisão daqueles acusados de imediato já se identificou algumas informações concretas participação em relação a essa do carro forte e com essa possibilidade de eles terem participado em Castelo. Em Castelo houve um enfrentamento, procuramos agir com parte da inteligência pra ampliar informações e chegar à quadrilha, e a parte ostensiva que a polícia está à procura, vamos dar resposta à altura do que eles estão.
Prisão em Tianguá
Na sexta-feira passada, dia 18, uma quadrilha fortemente armada explodiu três caixas eletrônicos e o cofre da Agência do Banco do Brasil de Castelo do Piauí. A Polícia Civil do Estado informou, na manhã de hoje (21) que o grupo suspeito de ter praticado este crime teria sido preso na cidade de Tianguá-CE, após ter tentando roubar um carro-forte.
Segundo o secretário de Segurança, capitão Fábio Abreu, os policiais já estavam à procura do grupo na região de divisa do Piauí com o estado vizinho, e com a prisão do grupo na cidade cearense, de imediato se identificou informações concretas da relação do grupo com o crime ocorrido em Castelo.