segunda-feira, 21 de novembro de 2016

MP promove palestra alusiva ao Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher



    MP promove palestra alusiva ao Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher

    Ao fundo Promotora Amparo Paz, de pé, durante palestra

    "Com o objetivo de promover a reeducação de menores infratores e em alusão ao Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher, a 10ª Promotoria de Justiça, órgão de execução do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid), ministrou, nesta sexta-feira (18), uma palestra sobre o enfrentamento à violência doméstica contra a mulher, no Centro Educacional de Internação Provisória (CEIP).
    Voltada para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e seus familiares, a integrante do Nupevid, promotora Amparo Paz, abordou temas como o contexto histórico do machismo, Lei Maria da Penha, natureza jurídica das leis de proteção e forma de denúncia, através do Ligue 180.  
    “É de suma importância que haja esse trabalho de reeducação, tanto aqui como na sociedade em geral, a fim de que a violência contra a mulher seja extinguida. A cultura machista e de desvalorização da mulher está enraizada em nosso modo de vida de tal forma que, aqui mesmo, por exemplo, nós percebemos que a maioria dos familiares que vieram visitar os menores são mulheres, isso vem de uma cultura patriarcal em que a mãe é a única responsável, e até culpada, pelos atos dos filhos”, destaca a promotora. 

    Promotora Amparo Paz com microfone na mão

    Segundo a psicóloga do CEIP, Lara Moura Gomes, quanto mais os jovens tiverem acesso à educação, melhor seu desenvolvimento. “Essa informação relacionada a direitos, deveres e orientações da ordem de problemas que eles vivem são cruciais, pois muitos deles estão aqui por violência doméstica. Aprendendo sobre isso, eles podem rever e mudar sua postura, além de repassar esse conhecimento para a família”, afirma.
     Para o interno de 16 anos de iniciais C. C. S., a palestra trouxe informações que contribuem para sua ressocialização. “Com a palestra dela, a gente pôde entender muito bem sobre a violência doméstica, que pode ser praticada contra mulheres, homens, menor ou maior de idade, não tem idade nem tamanho para a violência ocorrer. É importante também para a gente entender mais sobre as leis de violência doméstica e prevenir antes que aconteça com alguém, diz.
    No dia 25 de novembro, é comemorado o Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher. A data é uma homenagem às irmãs Patrícia, Minerva e Antonia María Mirabal, da República Dominicana, chamadas de Las Mariposas, que foram assassinadas em 25 de novembro de 1960, por terem feito oposição à ditadura de Rafael Leônidas Trujillo.
     Nesse sentido, busca-se realizar a conscientização da sociedade para a necessidade de enfrentamento à violência contra a mulher, através de projetos e ações de diversos órgãos."

     Pessoas sentadas em ginásio durante palestra

    fonte http://www.mppi.mp.br

    Assessoria de Comunicação Social
    Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI
    Fone: (86) 99401-1718 , (86) 3216-4576, (86) 3216-4579
    imprensa@mppi.mp.br