350 policiais atuam em esquema de segurança no Centro da Capital
A operação, que irá durar até o dia 30 de dezembro, tem como objetivo garantir a segurança da população e diminuir o índice de assaltos e furtos nesta época do ano.
O esquema de segurança para o período de compras de final de ano inicia hoje (2) no Centro de Teresina. A operação, que irá durar até o dia 30 de dezembro, tem como objetivo garantir a segurança da população e diminuir o índice de assaltos e furtos nesta época do ano.
De acordo com a Polícia Militar, a estimativa é que haja um aumento nas ocorrências de furtos e assaltos devido ao aumento da circulação de consumidores no Centro de Teresina, ocasionado pelas compras de final de ano e pagamento das parcelas do 13º salário. Por isso, serão destacados 250 policiais militares e cerca 100 policiais civis que atuarão na prevenção e investigação desses casos.
Segundo o subcomandante da Polícia Militar, coronel Lindomar Castilho, a operação visa garantir mais segurança aos consumidores. “A demanda é maior porque o comércio é aquecido e a movimentação de pessoas e de recursos, no Centro, aumenta. Por isso, é comum que aumente o policiamento, pois a tendência é que haja também um crescimento das ocorrências policiais”, explica.
O reforço policial atuará em especial nos períodos da manhã e tarde, durante o horário comercial, quando a circulação de pessoas é maior. “O efetivo de 250 policiais vai ser utilizado para o policiamento do Centro da cidade, nos turnos manhã e tarde, e à noite, caso haja necessidade. Esse efetivo vai atuar tanto a pé, quanto motorizado, inclusive das forças especiais, como Bope e o Rone”, pontua o subcomandante da PM.
Ao todo, foram destacados 250 PMs e 100 policiais civis para reforçar a segurança neste mês (Foto: Arquivo O Dia)
Riedel Batista, delegado geral de Polícia Civil do Piauí, destaca que as ações da corporação serão concentradas no cumprimento de mandatos de prisão, busca e apreensão, e na realização de bloqueios em algumas regiões da cidade para averiguar denúncias de roubos e furtos de veículos.
Orientações
Durante este período, é importante que a população tome medidas básicas para auxiliar na prevenção de assaltos e furtos. De acordo com a Polícia Militar, as mulheres e os idosos são os grupos mais vulneráveis à ação de assaltantes.
“Recomendamos que as mulheres tenham mais atenção ao circularem nesses locais, em especial na saída de bancos e loterias. Ao transitarem pela área comercial, devem ter cuidado com bolsas e durante o estacionamento de veículos. Já em relação aos idosos, o nível de alerta é maior, ressaltamos que é importante que evitem andarem desacompanhados, o ideal é que alguém da família traga o idoso para o Centro, caso haja necessidade que ele venha”, destaca o subcomandante da Polícia Militar, coronel Lindomar Castilho.