sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Conselho Superior do Ministério Público confirma vitaliciamento de Promotor de Justiça

Conselho Superior do Ministério Público confirma vitaliciamento de Promotor de Justiça

Conselheiros do Ministério Público posando com o Promotor de Justiça Gerson Gomes Pereira

O Promotor de Justiça Gerson Gomes Pereira foi vitaliciado em solenidade realizada na manhã de hoje (02/12), durante sessão do Conselho Superior do Ministério Público. O decano do Colégio de Procuradores de Justiça, Antônio de Pádua Ferreira Linhares, presidiu a sessão.

O vitaliciamento está previsto na Lei Orgânica Nacional do Ministério Público e ocorre após dois anos ininterruptos de atividade do Promotor de Justiça Substituto. Durante o estágio probatório, os membros do Ministério Público são avaliados sob os aspectos de idoneidade moral, comportamento social, competência funcional, dedicação, disciplina, pontualidade e assiduidade.
 Promotor de Justiça Gerson Gomes fala ao microfone, sentado à mesa do plenário do Colégio de Procuradores de Justiça.
O desempenho de cada Promotor de Justiça é acompanhado e avaliado pela Corregedoria-Geral do Ministério Público, que encaminha relatórios ao Conselho Superior da instituição. Quatro meses antes do término do período de estágio probatório, a Corregedoria-Geral propõe, ou não, o vitaliciamento do Promotor de Justiça avaliado.

Após o vitaliciamento, o membro do Ministério Público só pode perder o cargo por sentença judicial transitada em julgado. Essa é uma garantia prevista na Constituição Federal, e contribui para que os Procuradores e Promotores de Justiça possam desempenhar suas funções com independência.
Plenário do Colégio de Procuradores de Justiça

fonte http://www.mppi.mp.br

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI
Fone: (86) 99401-1718 , (86) 3216-4576, (86) 3216-4579
imprensa@mppi.mp.br