Deputados pedem punição para 'Velho delegado' que denunciou supostra propina em votação
Parlamentares aprovaram ajuste fiscal
“É impossível manter o anonimato em rede social, então quando chegarmos ao autor dessas mensagens ele terá que se responsabilizar pelo que disse e responder judicialmente por isso”, disse o deputado estadual Robert Rios sobre as afirmações divulgadas por uma pessoa que se denominou apenas como ‘Velho delegado de polícia’.
O ‘velho delegado’ chegou a afirmar que a Assembleia Legislativa cometeu o maior crime da história contra o funcionalismo público ao aprovar a PEC do ajuste fiscal. Ainda nas mensagens ele disse que nas últimas semanas foram distribuídos sacos de dinheiro para os deputados.
“Qualquer pessoa pode emitir sua opinião, mas ele chegou a acusar os parlamentares de inverdades e ainda foi covarde de não se identificar. Por conta disso, estamos exigindo a abertura do inquérito para chegar à autoria das mensagens e a partir daí cada deputado vai pedir que essa pessoa seja punida de forma criminal, penal, e caso seja mesmo policial, de forma administrativa”, afirma o deputado.
Ainda de acordo com Robert Rios, o líder do governo na Assembléia, João de Deus (PT), já encaminhou o caso para o governador Wellington Dias.
Mensagens anônimas
O suposto delegado acusou ainda os parlamentares de terem recebido para votar a favor da PEC dos gastos públicos, aprovada na última segunda-feira (26). Disse o ‘velho delegado’: "Até os da oposição se absteram de votar, colocaram a língua na bunda e 'faltaram'".
Em nota, o Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Piauí esclarece que referente a este episódio, o Sindepol esclarece que não conhece a origem nem a autenticidade dessas mensagens, muito menos que a autoria seja de algum delegado.
O Sindicato também acrescenta que tem autonomia e poder de deliberação, sendo o único e exclusivo representante da classe de delegados, e não admite que utilizem da credibilidade desta entidade para nenhuma espécie de mídia, sem prévia autorização de sua diretoria, a qual também informa que não participamos de nenhum movimento unificado de reivindicação.
Ainda, na nota, o sindicato informa que a greve que englobaria todas as categorias de servidores públicos estaduais foi suspensa. As categorias decidiram que iriam deflagrar greve por tempo indeterminado contra a aprovação da PEC dos gastos públicos. Em assembleia realizada na tarde da última segunda-feira (26), os servidores decidiram suspender a greve.