Projeto “Reeducar” encerra a primeira turma com resultados positivos
"Eu pensava totalmente diferente, pensava que por ser homem eu era quem mandava, eu era quem tinha a última palavra, acreditava que ou era do meu jeito ou não era. E agora depois desses nove meses com encontros e palestras aprendi que o que eu pensava antes era completamente errado e aprendi que a mulher tem os mesmos direitos que o homem.” A conclusão é de C.E., participante do projeto “Reeducar”, ao afirmar o quanto mudou por conta de sua participação nessa primeira edição, que se encerrou na manhã desta terça-feira (23), com a conclusão de nove módulos.
O projeto, desenvolvido pelo Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), através da 10ª Promotoria de Justiça, órgão integrante do Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), tem como objetivo promover a reeducação de homens envolvidos em situação de violência, a fim de evitar a reincidência no crime.
Neste ultimo módulo, foram abordadas questões sobre machismo e igualdade de gênero. Durante o debate foi pedido que cada participante demonstrasse sua percepção a respeito do machismo e as respostas foram as seguintes: “O dono da razão”, “Autoritário”, “medroso”, “cerveja”, “dominação”, “poder”, “intolerância”. A partir dessas respostas houve o esclarecimento de que tudo isso deve ser absorvido e internalizado com a finalidade de ser desconstruído.
Segundo a promotora Amparo Paz, titular da 10ª Promotoria de Justiça, o projeto terá continuidade ainda neste ano. “Estamos com a proposta de iniciar a segunda edição no segundo semestre. Já iniciamos a fase de triagem desses novos participantes e vamos aumentar a quantidade: em vez de nove participantes, como na primeira edição, teremos quinze”, frisa a promotora.
O projeto “Reducar” contou com a parceria da Campanha Brasileira Laço Branco, que vem sendo desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) desde 2014. Desde então, a cidade vem desenvolvendo trabalhos de sensibilização com os homens, durante os quais eles são convidados a se engajar na luta pelo fim da violência contra a mulher.
A secretária executiva de Políticas Públicas para Mulheres, Maria Helena Santos, conta que a campanha tem como objetivo sensibilizar, envolver e mobilizar os homens na luta pelo fim da violência contra a mulher. Suas atividades são desenvolvidas de acordo com as ações dos movimentos organizados de mulheres e de outras representações sociais, que buscam promover a equidade de gênero, através de ações em saúde, educação, trabalho, ação social, justiça, segurança pública e direitos humanos.
fonte http://www.mppi.mp.br/com informações
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI
Fones: (86) 99401-1718 , (86) 3221-2065
imprensa@mppi.mp.br
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI
Fones: (86) 99401-1718 , (86) 3221-2065
imprensa@mppi.mp.br