72 detentos da Casa de Custódia são remanejados para oito presídios
Presos foram transferidos para as penitenciárias de Bom Jesus, Esperantina, Floriano, Oeiras, Picos, Parnaíba, São Raimundo Nonato e Altos.
Como resultado da Operação Immediatu, deflagrada nessa quinta-feira (24), a Secretaria de Justiça do Estado (Sejus) transferiu 72 detentos da Casa de Custódia de Teresina para oito presídios do interior. Os presos foram encaminhados para as penitenciárias de Bom Jesus (11), Esperantina (7), Floriano (13), Oeiras (7), Picos (15), Parnaíba (10), Casas de Detenção de São Raimundo Nonato (8) e Altos (1).
De acordo com a Diretoria da Unidade de Administração Penitenciária da Secretaria de Justiça (DUAP), as transferências foram realizadas como medida de segurança. "Identificamos os presos que estavam incitando distúrbios no presídio e, a partir daí, isolamos, separamos e remanejamos eles, para evitar que se articulem”, explica Leandro Oliveira, diretor adjunto da DUAP.
72 detentos da Casa de Custódia são remanejados para oito presídios. (Foto: Divulgação/Sejus)
A operação durou todo o dia de ontem, com o recolhimento dos detentos da Casa de Custódia e foi finalizada por volta das 17h, momento em que os presos foram entregues nas oito unidades prisionais. De acordo com o secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, após investigação e a vistoria na Custódia, foram identificados os amotinadores que foram transferidos para as outras unidades. “Essa Operação mostra que estamos vigilantes e, sobretudo, preparados para dar uma resposta ágil para a sociedade, no combate à criminalidade”, frisa Oliveira.
72 detentos da Casa de Custódia são remanejados para oito presídios. (Foto: Divulgação/Sejus)
Mais de 100 homens das forças de segurança do Estado atuaram na operação, incluindo o Bope, Rone, Tropa de Choque, Canil, Cavalaria, Força Tática e Comando de Operações Prisionais. A Operação Immediatu foi realizada, paralelamente, com a Operação Coerção, da Secretaria de Segurança Pública, nas ruas, por meio da qual foram presos suspeitos de incendiarem veículos em Teresina.
72 detentos da Casa de Custódia são remanejados para oito presídios. (Foto: Divulgação/Sejus)
Estado dará continuidade a operações de segurança
Representantes de entidades da segurança pública e prisional do Estado se reuniram, na manhã desta sexta (25), na sede da Secretaria de Justiça do Piauí, para avaliar as ações desenvolvidas, durante a semana, no tocante às operações de segurança nas ruas e presídios, bem como para prosseguir com o planejamento das próximas medidas a serem adotadas, nesse sentido.
Estado dará continuidade a operações de segurança. (Foto: Divulgação/Sejus)
Nos últimos dias, após o motim na Casa de Custódia, as operações Immediatu e Coerção foram realizadas para desarticular atos criminosos no presídio e nas ruas da Teresina, o que resultou na prisão de envolvidos em crimes, como perturbação da ordem na unidade prisional e queima de ônibus na capital.
De acordo com o secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, o Estado continuará com as operações de segurança no sistema prisional e nas ruas, de modo a prevenir a ocorrência de crimes. “Esse trabalho é contínuo, não para. Daremos sequência ao planejamento entre as secretarias de Justiça e Segurança e as polícias Militares e Civil, de modo a evitarmos distúrbios”, explica.
Durante a reunião, a Secretaria de Justiça reforçou que a segurança nos presídios está sendo reforçada. Somente na última semana, cerca de 100 presos foram transferidos da Casa de Custódia para outros estabelecimentos penais. Hoje, a Custódia conta com 957 detentos, menor quantidade de presos no presídio desde janeiro deste ano. O secretário Daniel Oliveira ressalta que também está adotando medidas para continuar a reduzir o índice de lotação da unidade, que tem capacidade para apenas 330 detentos.