sábado, 6 de outubro de 2018

Presidente do TRE-PI critica "onda de ódio" e defende respeito ao resultado das eleições

Presidente do TRE-PI critica "onda de ódio" e defende respeito ao resultado das eleições


Foto:LuccasAraújo/Cidadeverde.com
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), Sebastião Ribeiro Martins, criticou o que chamou de “onda de ódio eleitoral” . Ele pede que o país respeite o resultado das eleições que deverá ser anunciado até às 21 horas do domingo (07).
“As eleições é uma festa da democracia. Esse discurso do ódio, essa onda de ódio eleitoral não deveria existir. Devemos unificar o país. O eleitor vota livremente em seu candidato e depois das eleições, é preciso que o candidato vitorioso tenha a legitimidade garantida pela Constituição. É um princípio da Constituição. É o princípio da soberania popular. O resultado das urnas tem que ser respeitado. Vence as eleições o candidato que conseguir a maioria dos votos”, afirmou. 
Sebastião Ribeiro Martins reafirma a segurança da urna eletrônica. O presidente lembra que candidatos que levantam suspeitas sobre as urnas, como Jair Bolsonaro (PSL), já foram eleitos em outros pleitos com a urna e não questionaram. 
“A urna eletrônica é segura, já foi testada e aprovada. É um produto da tecnologia brasileira. Vários países já adotaram a urna brasileira. Vários candidatos que criticam a urna já foram eleitos várias vezes através da urna e não criticaram. Testes já mostraram a legitimidade do processo”, declarou.
No dia da votação, o presidente alerta para a possibilidade da prisão em flagrante por supostos crimes eleitoral. Ele lembra ao eleitor que não só a compra de votos é ilegal, como também, a venda. 
“A venda de voto é ilegal. O eleitor deve ter consciência de quer o voto é para o bem da democracia e da cidadania. O eleitor para votar não precisa receber nenhum benefício e nenhuma vantagem. Para exercer a sua cidadania tem que pensar no seu país e pensar no seu estado. É ilegal tanto da parte de quem compra quanto de quem vende o voto. Inclusive é crime de corrupção eleitoral. Se ficar comprovado que algum eleitor recebeu dinheiro e se houver denúncias, ele será processado na forma da lei”, disse.
Para o presidente, a expectativa da Justiça Eleitoral é que a votação ocorra dentro da normalidade. “O TRE-PI todos os anos faz um planejamento das eleições. Está tudo organizado, as urnas já estão nos locais de votação. Uma auditoria foi realizada para comprovar a segurança das urnas eletrônicas, os juízes eleitorais já estão preparados. Temos 470 técnicos de urnas à disposição dos juízes. Esperamos que tudo ocorra de forma tranquila e dentro da normalidade”, disse.

fonte cidadeverde.com